O Minas não precisou nem de uma hora e meia para derrotar o Pinheiros e assumir provisioramente a liderança da Superliga Feminina de Vôlei. Na noite desta quinta-feira (13/2), a equipe belo-horizontina derrotou o time paulista por 3 sets a 0 (25/16, 25/19 e 25/23), em noite inspirada da oposta Kisy, que pontuou 18 vezes no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, pela 17ª rodada da competição, e colocou pressão no Praia Clube na luta pela primeira colocação.
Com o resultado, o Minas assume a liderança provisória da Superliga, com 39 pontos, 1 a mais que o aruirrival, que joga às 21h contra o Fluminense e pode voltar à ponta em caso de vitória. Já o Pinheiros segue na vice-lanterna, com 11 pontos, dois a menos que o Barueri, 10º colocado.
A equipe mineira volta a quadra na próxima quinta-feira (20/2), às 21h30, contra o Fluminense, na Arena UniBH, pela 18ª rodada da Superliga. Já o próximo jogo do Pinheiros será na próxima sexta (21/2), contra o Mackenzie, no Ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte.
O jogo
O Pinheiros foi a quadra com Claudia Anne Dillon, Luana Kuskowski, Carol Grossi, Talia, Fran Richter, Jackeline Moren e Ju Perdigão, comandadas por Duda Nunes. Já o técnico italiano Nicola Negro escalou o Minas com Júlia Kudiess, Thaisa, Glayce, Peña, Kisy, Jenna Gray e Kika.
O primeiro set foi de domínio total minas-tenista, inspirado por grande atuação de Kisy, que teve sucesso em confundir o bloqueio do Pinheiros alternando entre ataques em bolas curtas e ataques recebendo mais próxima à antena da rede. O Minas se afirmou e teve bom desempenho nos saques, nos ataques e nos bloqueios – foram quatro pontos com o fundamento na parcial, dois de Júlia Kudiess e dois de Jenna Gray.
No segundo set, o Pinheiros chegou a melhorar graças ao crescimento da oposta Fran Richter, que pontuou sete vezes na parcial. O time paulista conseguiu equilibrar o jogo até pouco depois da metade da etapa, quando o Minas engatou sequência de cinco pontos seguidos, disparando na frente e chegando ao set point (24/17). A equipe da Rua da Bahia seguiu inspirada pela grande atuação de Kisy, que pontuou set vezes – destaque também para a central Thaisa, que conseguiu três aces.
Ao contrário dos dois sets anteriores, nos quais o Minas conseguiu dominar, o terceiro set teve extremo equilíbrio. O Pinheiros começou melhor e chegou a abrir 7 a 2 e 11 a 6, mas viu o Minas recuperar-se ( (15 a 15) e balancear a partida. O time de BH, no entanto, só conseguiu chegar á frente do placar no fim (23 a 22) e, na sequência, já chegou ao match point. A equipe paulista salvou o primeiro ponto do jogo mas, no segundo, a dominicana Peña, grande destaque da parcial ao lado de Kisy – ambas pontuaram sete vezes – atacou com maestria para dar a vitória às minas-tenistas.