Comandado pela ponteira russa Sofya Kuznetsova, que foi a maior pontuadora do jogo (29), o Praia Clube superou o baque pela grave lesão sofrida por Carol Gattaz e venceu com autoridade o Flamengo, adversário direto na briga pela liderança da Superliga Feminina de Vôlei. Na noite desta terça-feira (18/3), o time aurinegro derrotou o rubro-negro por 3 sets a 1 (25/23, 23/25, 25/22 e 25/20) em partida atrasada da 20ª rodada da competição, no Ginásio do UTC, em Uberlândia.
Com o resultado, o Praia chegou a 50 pontos e retomou do arquirrival Minas a liderança da Superliga. O time da Rua da Bahia passou pouco menos de 24h no topo do campeonato por ter jogado antes – nessa segunda-feira (17/3), derrotou o Osasco com um acirrado 3 sets a 2, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
A próxima partida do time uberlandense é justamente o clássico contra as minas-tenistas, que será no BeFly Hall, em BH, já que a Arena UniBH receberá jogo das estrelas do NBB. O confronto pela 22ª e última rodada ocorrerá na sexta-feira (21/3), a partir das 21h, e definirá a equipe que terminará a fase inicial do torneio na liderança. O Flamengo volta à quadra na mesma data e horário, contra o Mackenzie, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
O jogo
O Praia iniciou a partida dominando o Flamengo e rapidamente abriu vantagens de três (6 a 3) e quatro pontos (12 a 8 e 14 a 10). O time uberlandense se aproveitou do baixo aproveitamento de ataques e contra-ataques do rubro-negro, que só foi melhorar no fim da parcial, quando as cariocas ensaiaram reação e chegaram a salvar um set point praiano (24 a 23), mas as mineiras fecharam em 25 a 23.
No segundo set, o Flamengo melhorou na partida ao passar a agredir mais no saque, o que fez o time recuperar a confiança. O bloqueio rubro-negro, em branco na parcial inicial, apareceu logo no início, com Brie (3 a 2) e Helena (4 a 2). Após início marcado por muitos erros de ataque dos dois times e equilíbrio, o Praia esteve à frente até o 17 a 16, mas o Flamengo virou e abriu boa vantagem (22 a 18) diante da queda de aproveitamento ofensivo do time uberlandense. As mineiras ameaçaram empatar (23 a 22 e 24 a 23), mas o Fla aproveitou o primeiro set point para devolver o 25 a 23.
O Praia tinha Kuznetsova como a grande destaque e a principal pontuadora do jogo, além de Macris, que fez boa “dobradinha” e deu muitas assistências para a russa. Enquanto isso, o Flamengo tinha Ednara, Karina e Michelle – que entrou bem, mesmo ainda sem ritmo de jogo após lesão. Por outro lado, Caffrey, que costuma pontuar muito para o time uberlandense, fez apenas oito pontos na partida.
A chave para que o Praia se sobressaísse e abrisse 12 a 8 na terceira parcial foi a redução dos passes para Edinara, a melhor jogadora do Fla no duelo. Assim, o Flamengo encostou, mas o time uberlandense voltou a abrir boa vantagem (20 a 17) e se aproveitou do baixo aproveitamento de Edinara. Após o intervalo em que “parou” de receber bolas, a atleta passou a errar muito, o que explicou a queda do rubro-negro na partida. O Praia, então, administrou a vantagem e venceu por 25 a 22.
A quarta parcial foi a de maior domínio do Praia, que muito rapidamente abriu margem de cinto pontos (8 a 3) e soube mantê-la por grande parte do set. Sem grandes dificuldades impostas pelo Flamengo, que caiu ainda mais de rendimento, tanto ofensiva quanto defensivamente, o time mineiro venceu por 25 a 20, com o ponto do jogo marcado pela grande destaque da partida: Kuznetsova, que colocou a bola no chão com belo ataque diagonal.