
No embalo da torcida, que lotou a Arena UniBH e armou clima hostil para o Osasco, o Minas atropelou a equipe paulista e está a uma vitória da final da Superliga Feminina de Vôlei. Na noite desta terça-feira (15/4), a equipe da Rua da Bahia venceu por 3 sets a 0 (28/26, 25/22 e 25/14) pela ida da semifinal da competição.
O Minas pode chegar à decisão já na próxima segunda-feira (21/4), quando as equipes voltam a se enfrentar no Ginásio José Liberatti, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Caso a equipe paulista vença dentro de seus domínios, as belo-horizontinas ainda terão a chance de decidir o confronto em casa, no dia 25 de abril (sexta-feira), a partir das 18h.
O jogo
O técnico italiano Nicola Negro escalou o Minas com Júlia Kudiess, Thaisa, Peña, Gleyce, Kisy, Jenna Gray e Kika. Já Luizomar de Moura escolheu Valquíria, Larissa, Natália, Maíra, Tifanny, Giovana e Camila Brait para começar a partida.
O início do jogo foi equilibrado mas, ainda nos minutos iniciais, o Minas abriu vantagem de quatro pontos, embalado pela Arena UniBH lotada. Os torcedores cantavam efusivamente e armaram clima hostil ao adversário paulista, que tinha grupo de poucos torcedores presente no ginásio. O Osasco rapidamente encostou, mas viu as minas-tenistas aproveitarem as falhas na recepção paulista para abrirem de novo boa vantagem na metade da parcial, que foi mantida até perto do fim (23 a 20).
Nos últimos minutos, o Osasco emplacou sequência de três pontos seguidos para empatar (23 a 23), e chegou a virar e ter o set point (25 a 24), mas viu o Minas se recuperar e vencer por 28 a 26. Do lado mineiro, a maior destaque da parcial foi Thaisa, que fez seis pontos – mesma quantia da Natália, a destaque do lado paulista. Ambas pontuaram em todos os fundamentos ainda na primeira etapa.
O segundo set iniciou com domínio maior do Minas, graças à melhora da oposta Kisy, maior pontuadora da equipe na Superliga, que cravou oito bolas no chão. O time de BH conseguiu administrar boa vantagem até os minutos finais, quando o Osasco -comandado novamente por Natália, que fez sete pontos – emplacou sequência de quatro pontos seguidos para empatar (21 a 21). A equipe da Rua da Bahia, no entanto, rapidamente retomou as rédeas e fechou em 25 a 22 graças a erro da recepção osasquense.
O Minas teve susto logo no início do terceiro set: Kisy sentiu lesão no joelho esquerdo e deixou quadra aos prantos. Sem a artilheira da equipe, brilhou a estrela de outra jogadora querida pela torcida: a dominicana Yonkaira Peña. Eficiente nos ataques, a ponteira comandou o time ofensivamente na parcial e chegou a pontuar três vezes seguidas. Embaladas pela atuação inspirada dela, as mineiras dominaram por completo a etapa, abriram grande vantagem e fecharam em 25 a 14.