VÔLEI

Campeã olímpica do vôlei faz cirurgia no útero: ‘Sonho de ser mãe’

Campeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei explicou que 'sentia dores' e que 'barriga crescia igual grávida'

Compartilhe
google-news-logo

Campeã olímpica em Pequim 2008, a central Adenizia, do Praia Clube, revelou nessa quarta-feira (9/7) que fez cirurgia no útero para a retirada de endometriose e de miomas, descobertos no fim da última temporada.

O procedimento foi motivado pelo sonho dela em ser mãe, mas também pela saúde. A capitã praiana disse que a barriga “crescia igual grávida” e que “sentia dores”.

O que é endometriose?

“Endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar”, segundo o Portal Drauzio Varella.

O que Adenizia disse

Descobri no final da temporada alguns problemas com o meu útero, como eu tenho um sonho de ser mãe, aquilo mexeu comigo e eu fui investigar. Decobri alterações hormonais, onde chegou na endometriose, junto com a Ginecologia do Esporte decidimos fazer a retirada da endometriose e de alguns miomas, até porque a não retirada poderia dificultar em uma gravidez futura. Então hoje fiz um procedimento cirúrgico, fazendo a retirada , tudo ocorreu super bem e agora estou livre, sempre achei que tinha algo errado, mas não sabia o que era, minha barriga crescia igual grávida e sentia dores, os miomas a doutora sempre acompanhou me deixando segura, como é importante fazermos exames e ter pessoas de confiança a sua volta, obrigada @dr.alexanderkopelman e equipe por ter cuidado de mim tão bem!

Adenizia pelo Praia Clube

O Praia Clube já anunciou a renovação do contrato de Adenizia, que disputará a terceira temporada consecutiva pelo clube uberlandense.

Capitã da equipe aurinegra, a central de 39 anos levantou o troféu do Sul-Americano em 2024/2025 e foi eleita a melhor central da Superliga ao lado de Thaísa, do Minas. Ela foi a maior bloqueadora da competição, com 93 “tocos”, e teve o bloqueio mais eficiente do torneio (média de 1,033 bloqueio por set).

Coletivamente, no entanto, o Praia amargou eliminação precoce para o Bauru na semifinal da Superliga, encerrando sequência de oito anos sem ficar de fora da decisão da competição. Na Copa Brasil, as aurinegras também caíram para o Bauru na Semi e, na Supercopa e no Mineiro, perderam para o Minas na final.

Além do título Sul-Americano, Adenizia já conquistou pelo Praia a Copa Brasil de 2024 e o Campeonato Mineiro de 2023.

Compartilhe
google-news-logo