Após uma longa espera do fã de vôlei, o Minas apresentou nesta manhã de sábado (16/8) o time feminino que disputará a temporada 2025/26 no evento gratuito “Minas na Rua”, que ocorreu na Rua da Bahia, ao lado do Minas I. Como esperado, o técnico Lorenzo Pintus foi confirmado como substituto de Nicola Negro, enquanto outros reforços minas-tenistas foram oficializados e defenderão a equipe de Belo Horizonte.
No evento, Lorenzo Pintus e a comissão técnica do Minas estiveram presentes e se encontraram com os torcedores do Minas. Essa será a grande oportunidade da carreira do jovem treinador italiano de 43 anos que vai apenas para a terceira temporada como comandante principal. Além do substituto de Nicola Negro, que deixou a equipe mineira após seis temporadas, o time contratou seis novas jogadoras e manteve oito atletas, como o No Ataque havia antecipado.
Um dos nomes comemorados foi o de Pri Daroit, ponteira de 37 anos que deu início à 12ª temporada pelo Minas. “Não escondo de ninguém a paixão que eu tenho por estar aqui”, disse a jogadora, que continuou.
“Agradeço muito a Gerdau, ao presidente, a todos que nos apoiam. É uma parceria que cada vez fica mais forte e que acredita muito na gente. Estou muito feliz de estar mais uma ano aqui”, afirmou Pri durante a apresentação.
Outras jogadoras que renovaram o contrato, permanecem no Minas e celebraram isso no evento foram a ponteira Glayce Kelly, a oposta Amanda, a levantadora Fran Tomazoni e a líbero Larissa – veja o elenco completo no fim da matéria.
Contratadas apresentadas à torcida
A expectativa da torcida do Minas para a apresentação do time feminino de vôlei também passava pelas novas contratações. Em meio a uma reformulação – até no comando técnico -, a equipe apresentou cinco reforços, mas só três já estão em Belo Horizonte – veja abaixo sobre as ausentes Nyeme, Hilary Johnson e Ana Rüdiger.
Um dos nomes mais exaltados na apresentação foi de Julia Nowicka. A levantadora polonesa de 26 anos e 1,74m de altura foi contratada para substituir a estadunidense Jenna Gray – que foi contestada por parte da torcida e rumou ao Osasco – e terá a primeira experiência fora da Europa. Abaixo, leia mais detalhes sobre a carreira da contratação minas-tenista.
Outra novidade comemorada foi Maria Khaletskaya. A oposta russa de 31 anos e 1,95m de altura jogará fora da terra natal pela primeira vez na carreira e chega ao Minas com a missão de substituir Kisy, atleta que foi melhor jogadora da Superliga em duas edições recentes (2022/23 e 2023/24).
- VEJA TAMBÉM: quem é Maria Khaletskaya, nova oposta do Minas?
Por fim, a outra atleta contratada que esteve na apresentação foi uma brasileira de Jaraguá do Sul-SC. Após passagens por Maringá, Brusque e Blu Vôlei, a central Júlia Koehler, de 1,88m de altura, disputou a Superliga B Feminina de Vôlei em 2024/25 e será uma opção no meio de rede para Lorenzo Pintus durante a temporada.
- LEIA TAMBÉM: quem é Júlia Koehler, nova central do Minas?
Ausências do Minas na apresentação
Enquanto oito jogadores estiveram presentes no evento, outras seis integrantes do elenco não participaram da apresentação por diferentes razões.
A central Thaisa, de 38 anos, foi uma das ausências na apresentação. A capitã está na equipe de Belo Horizonte desde 2019 e renovou por mais um ano com o Minas – entenda porque a bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012 ficou fora do evento.
O Minas também não contou na cerimônia com duas atletas que renovaram o vínculo e seguem no elenco. As centrais Júlia Kudiess e Giovana Guimarães estão com a Seleção Brasileira para as disputas do Mundial Feminino de Vôlei e do Mundial Sub-21 Feminino de Vôlei, respectivamente, e por isso foram ausências.
Também com o Brasil, mas no time sub-23, está uma contratação que foi anunciada, mas também ficou fora da apresentação. Ana Rüdiger, ponteira de 22 anos que estava no Victorina Himeji-JAP, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano Júnior nessa sexta-feira (15/8) com a Seleção Brasileira. A atleta é aguardada nos próximos dias.
Por outro lado, duas jogadores contratadas ainda não foram anunciadas pelo Minas, mas devem chegar em breve.
Medalhista olímpica em Paris 2024, Nyeme não marcou presença no evento. A líbero se junta ao elenco do Minas a partir de setembro, como apurado pelo No Ataque, mas ainda não foi anunciada pois não assinou o contrato.
O mesmo vale para a canadense Hilary Johnson, que estava na Turquia e terá a primeira oportunidade de jogar no Brasil. Aos 27 anos, a ponteira ainda não se juntou ao grupo minas-tenista porque está se preparando para o Mundial de Vôlei que será disputado entre 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia.
Elenco do time feminino de vôlei do Minas para 2025/26
- Centrais: Thaisa, Júlia Kudiess, Giovana Guimarães e Júlia Koehler
- Ponteiras: Glayce Kelly, Pri Daroit, Ana Rüdiger e Hilary Johnson
- Opostas: Amanda e Maria Khaletskaya
- Levantadoras: Fran Tomazoni e Julia Nowicka
- Líberos: Larissa e Nyeme
- Técnico: Lorenzo Pintus