VÔLEI

Vôlei: Gabi Guimarães admite saudades do Brasil e projeta volta para ‘perto de casa’

Uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo, Gabi Guimarães é a primeira convidada do Olimpicast, novo videocast de entrevistas do No Ataque

O principal nome do vôlei brasileiro admitiu ter saudades do Brasil. Em conversa exclusiva com o No Ataque, a ponteira Gabi Guimarães revelou que sonha disputar a Superliga Feminina novamente para se aposentar “pertinho de casa”. A capitã da Seleção Brasileira projeta a volta à terra natal após mais alguns anos na Europa, onde atualmente defende o Conegliano, da Itália.

Segunda melhor jogadora de vôlei do mundo em 2024, pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Gabi Guimarães é a primeira convidada do Olimpicast, novo videocast de entrevistas do No Ataque. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (20/8) em NoAtaque.com.br, e você também pode acompanhá-lo nas plataformas de áudio e vídeo.

“A gente não sabe muito como vai estar o mercado, os times principalmente. Mas eu tenho muita vontade de encerrar minha carreira no Brasil, sem dúvida nenhuma tenho esse planejamento de voltar, pelo menos jogar uma, duas, três temporadas, talvez”, declarou a atleta de 31 anos e 1,81m.

Gabi Guimarães quer jogar mais alguns anos na Itália

Logo no início, a carreira de Gabi Guimarães deu indícios que seria meteórica. A belo-horizontina, nascida em 19 de maio de 1994, começou no vôlei profissional aos 16 anos, com a camisa do Mackenzie. Duas temporadas depois, a promessa foi contratada pelo Rio de Janeiro (atual Flamengo), projeto que é liderado pelo técnico Bernardinho. E Gabriela não precisou de muito tempo para demonstrar o esperado talento no time carioca.

Gabi atuou no Rio entre 2012 e 2018, chegou à final da Superliga nas seis edições e conquistou cinco títulos seguidos (2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17). Após o vice em 2017/18, a mineira decidiu voltar para “casa”. Aos 24 anos, disputou a temporada de 2018/19 pelo Minas, conquistou Superliga, Copa Brasil, Campeonato Mineiro e Sul-Americano, além da prata no Mundial – maior feito minas-tenista na competição.

O alto nível a levou ao vôlei europeu. Entre 2019 e 2024, Gabi jogou pelo Vakıf Bank, da Turquia. Já em 2024/25, ela rumou ao Conegliano e se prepara para a segunda temporada na Itália – antes disso, entre 22 de agosto e 7 de setembro, a ponteira liderará o Brasil na disputa pelo inédito título do Mundial Feminino de Vôlei, que será disputado na Tailândia.

Em meio ao sucesso na Europa, Gabi Guimarães foi perguntada se já projeta um retorno ao vôlei brasileiro e admitiu que sente saudades de atuar no Brasil. No entanto, a ponteira frisou que está muito satisfeita no Conegliano – equipe que conquistou as cinco competições disputadas em 2024/25 e venceu 53 dos 54 jogos – e deve ficar na Itália por mais alguns anos.

“Eu sinto muita falta do Brasil. Eu tive anos incríveis em Belo Horizonte, fiquei muitos anos no Rio de Janeiro, e depois passei uma temporada no Minas. Então, eu realmente sinto muita falta, mas estou muito feliz na Itália. A Itália me impressionou bastante, claro, o time que eu joguei nesse ano foi muito especial. Pretendo continuar mais alguns anos, não sei”, declarou Gabi Guimarães.

“Sou uma atleta que tento fazer um planejamento de dois, três, quatro anos, mas a gente nunca sabe o que realmente vai acontecer. Eu lembro, no primeiro ano quando eu saí [do Brasil], fui para o Vakıf, e pensava que ficaria uma ou duas temporadas só, mas acabei ficando cinco. Agora já vou para minha sétima temporada fora, meu segundo na Itália. Eu pretendo ficar pelo menos dois, três anos aqui fora, se eu tiver essa oportunidade, provavelmente na Itália”

Gabi Guimarães, ponteira da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei

Minas, Rio, Mackenzie ou outro time do Brasil? Gabi Guimarães aguarda mercado

Gabi Guimarães pretende voltar à Superliga Feminina de Vôlei nos próximos anos. Mas jogará por Mackenzie, Rio de Janeiro ou Minas? Ou iniciará uma história em um outro clube? A ponteira disse que isso dependerá do mercado na época.

“Aí não sei também como vão estar os times, como vai estar o mercado, mas eu tenho eu tenho esse sonho de voltar e me aposentar no Brasil, pertinho de casa”

Gabi Guimarães, jogadora de vôlei

Gabi Guimarães em quadra

A capitã da Seleção Brasileira estará em quadra na sexta-feira (22/8), na estreia no Mundial Feminino de Vôlei. A primeira partida do Brasil em Chiang Mai, na Tailândia, será diante da Grécia, na manhã de sexta-feira (22/8), às 9h30.

Compartilhe
Sair da versão mobile