O Mackenzie apresentou, na manhã desta terça-feira (26/8), a equipe de vôlei feminino para a temporada 2025/26 nacional. O evento foi realizado no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
As principais novidades do clube – que teve 35% a mais de investimento em relação ao ano passado – são nomes que participaram da temporada de seleções deste ano. Destaque para Kika, líbero que estava no Minas e disputou as duas primeiras semanas da Liga das Nações (VNL) pela Seleção principal; e Kenya, levantadora campeã da Superliga pelo Osasco em 2024/25, titular do Brasil Sub-26 na Universíade e inscrita (mas não convocada) por Zé Roberto para a VNL e o Mundial.
Além da dupla, há três nomes que disputaram a Universíade pela Seleção Sub-26: a ponteira Geovanna, que estava no Brasília; a central Kelly, cria do clube que estava no Minas; e a levantadora Rose Evaristo, ex-Flamengo.
Objetivo é feito inédito há 13 anos
Campeão da Superliga C e da Superliga B com o Mackenzie, o técnico Gabriel Leite foi mantido e disse ao No Ataque que o “grande objetivo” da equipe é chegar aos playoffs – o que não ocorre desde 2011/2012, há 13 anos, quando Gabi Guimarães iniciava carreira no clube.
Na comissão técnica, foram feitas quatro contratações além de Sassá, campeã olímpica em Pequim 2008, que se aposentou ao fim da temporada passada na equipe e assumiu como supervisora técnica.
“O Mackenzie está muito mais forte do que na temporada passada. Mas a maioria dos times também. O playoff é um sonho, nosso principal objetivo desta temporada. Na passada, ficamos de fora por um ponto, um set. Por mais que não fosse nosso objetivo no papel, fomos vislumbrando o playoff, terminamos o primeiro turno em sétimo. Vamos pegar tudo de lição da temporada paassada e vai ser muito marcante na história do Mackenzie conseguir o playoff, depois de 2011/2012 com a Gabi”
Gabriel Leite, técnico do Mackenzie, em entrevista exclusiva ao No Ataque
Montagem do elenco
O treinador também detalhou o processo de montagem do elenco: “Pensamos e planejamos muito as contratações. Toda jogadora vem para o Mackenzie querendo jogar. É um time que chegou à Superliga depois de duas temporadas, então grande parte vem querendo tempo de quadra, mostrar trabalho, com muita vontade de jogar, isso é primordial nas nossas escolhas. Atletas de potencial, que passaram por grandes clubes, têm uma mentalidade vencedora e vêm aqui com essa entrega de querer aparecer para o cenário”.
“Queremos atletas com objetivos individuais grandes, que queiram jogar e crescer na carreira. Que o Mackenzie as ajude a chegar a esse espaço, automaticamente o coletivo tende a crescer. Montamos um grupo muito forte, equilibrado, a briga nos treinos já está enorme. Vai ser uma dor de cabeça para mim todo jogo. Sabemos que não é fácil, mas o nosso objetivo foi montar um grupo de 14 atletas de potencial, com condição de jogar e brigar, e estamos felizes porque conseguimos”, finalizou.
Novidade do lado de fora da quadra
Ícone do Mackenzie, Sassá contou ao No Ataque como foi participar pela primeira vez dos bastidores da montagem do elenco: “Está sendo uma experiência incrível. Estou conseguindo pegar muita experiência na parte de gestão e na parte técnica, com o Gabriel e o Bernardo. Fico fascinada com as coisas que eles fazem, porque quando a gente é atleta, só pensa em jogar, foca muito ali na nossa posição. Como técnico, tem que estar ouvindo todas as posições, saber de tudo”.
“Está sendo bacana observar o outro lado da quadra, espero ajudar da melhor forma possível as meninas e a comissão, e ganhar cada vez mais experiência. Vai ser um novo aprendizado. Foram 30 anos dentro da quadra, mas preciso ainda me capacitar para ajudar da melhor forma possível no extra quadra”, finalizou.
‘Fazer história no Mackenzie’
Principal contratação do Mackenzie para a temporada, Kika explicou ao No Ataque por que decidiu fechar com o clube.
“O que mais me motivou foi o projeto sólido que o Mackenzie sempre teve, uma história muito bonita e que cada vez está subindo degraus na tabela. Então, por que não encarar esse desafio e fazer história no Mackenzie?”
Kika
Elenco do Mackenzie
- Centrais: Kelly (contratada), Lia Rosa, Saraelen e Aline
- Ponteiras: Geovanna (contratada), Carla, Malu Gomes (promovida da base) e Gabiru
- Opostas: Kimberlly e Arianne (contratada)
- Levantadoras: Kenya (contratada) e Rose Evaristo (contratada)
- Líberos: Kika (contratada) e Gabi Dutra
Comissão técnica
- Treinador: Gabriel Leite
- Assistente Técnico: Bernardo Assis
- Analista de Desempenho: Fernando Filho
- Preparador Físico: Matheus Vieira
- Fisioterapeuta: Renan Almeida
- Supervisor: Hugo Viana
- Supervisora Técnica: Sassá
- Auxiliar de Quadra: Luís Feliphe da Silva Honorato
- Gerente de Esportes: Matheus Lara