O Minas aumentou o drama do Praia Clube e segue invicto na temporada. Na noite desta sexta-feira (7/11), o time da Rua da Bahia visitou o arquirrival e não se incomodou com um Ginásio do Uberlândia Tênis Clube lotado de torcedores de aurinegros – a equipe belo-horizontina venceu por 3 sets a 0 (26/24, 25/18 e 25/17) em duelo pela quarta rodada da Superliga Feminina de Vôlei.
O jogo começou equilibrado, com primeiro set eletrizante. Contudo, nas duas parciais seguintes, as minas-tenistas “desfilaram” em quadra e dominaram amplamenta as praianas, que acumularam erros – foram 22, em apenas três parciais – e foram inferiores em todos os fundamentos. A levantadora polonesa Julia Nowicka brilhou na distribuição e ganhou o prêmio Viva Vôlei, entregue à melhor em quadra. As duas principais pontuadoras também foram minas0tenistas – a ponteira canadense Hilary Johnson (14) e a oposta russa Maria Khaletskaya (12).
Esta é a terceira vitória do Minas sobre o Praia em três clássicos disputados em 2025/26. Em todos, o placar foi o mesmo – 3 sets a 0. Ou seja, as uberlandenses sequer conseguiram vencer uma parcial contra o arquirrival. O primeiro duelo foi na Copa Brasília, torneio amistoso de pré-temporada; e o segundo foi na decisão do título do Campeonato Mineiro, que ficou com as belo-horizontinas.
Com o resultado, o time da Rua da Bahia segue invicto na temporada e retoma a vice-liderança da competição, com 11 pontos – mesma quantia do Osasco, que perdeu um set a menos e, por isso, é líder. Contudo, Flamengo e Bauru, que também estão na parte de cima da tabela, ainda não jogaram na rodada e, se vencerem, podem ultrapassar o Minas.
O Praia, por sua vez, segue em sexto lugar, com seis pontos conquistados em cinco jogos – a equipe tem um jogo a mais porque adiantou confronto que seria na data da disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, em São Paulo. O time uberlandense ainda pode ser ultrapassado pelo Fluminense na rodada. Esta é a terceira derrota seguida da equipe do português Rui Moreira – na sexta-feira (31/10), perdeu por 3 sets a 0 para o Flamengo no Maracanãzinho; na terça (4/11), por 3 sets a 1 para o Flu e; nesta sexta (7/11), por 3 sets a 0 para o Minas.
Próximos jogos
O Minas volta a quadra na quarta-feira (12/11), contra o Tijuca, a partir das 18h30, na Arena UniBH.
O Praia Clube, por sua vez, terá uma semana inteira de descanso – o próximo jogo é na sexta-feira (14/11), contra o Bauru, a partir das 21h30, contra o atual vice-campeão Bauru, no Ginásio do Uberlândia Tênis Clube.
O jogo
Rui Moreira escalou o Praia Clube com Adenizia, Gabi Martins, Maria Koleva, Michelle Pavão, Morgahn Fingall, Macris e Natinha. Já Lorenzo Pintus levou o Minas a quadra com Thaisa, Júlia Kudiess, Hilary Johnson, Gleyce, Maria Khaletskaya e um revezamento de líberos – Nyeme na defesa e Larissa no passe.
O primeiro set foi equilibrado até o fim. O Praia começou ligeiramente melhor e chegou a abrir 6 a 3, mas o Minas se recuperou, cresceu e “devolveu” a vantagem na metade da parcial – 16 a 13. No final, as uberlandenses voltaram a crescer e chegaram a abrir 21 a 19, mas viram o rival engatar três pontos seguidos para virar. Os pontos finais foram eletrizantes e o jogo ficou empatado três vezes – 22 a 22, 23 a 23 e 24 a 24 -, até que o time da Rua da Bahia aproveitou erro de saque rival para chegar ao set point e fechar na primeira chance com Thaisa: 26 a 24.
O time de Rui Moreira apostava em forçar o saque e dificultava a vida do Minas, que, por sua vez, foi bem melhor nos bloqueios – foram seis pontos por meio do fundamento, contra apenas um das praianas. Apesar de não ter vida fácil no passe e na recepção, a equipe de Lorenzo Pintus conseguiu ser mais decisiva graças à boa distribuição da levantadora polonesa Julia Nowicka. Quatro jogadoras tiveram pontuações relevantes: Hilary fez cinco pontos, enquanto Thaisa, Júlia Kudiess e Glayce fizeram quatro cada.
O segundo set foi dominado pelo Minas durante quase todo o tempo. O Praia, que conseguiu forçar bem o saque na primeira parcial, acumulou erros no nesse e nos outros fundamentos e jogou toda a parcial pressionado e “pesado” em quadra. Durante a etapa, Rui Moreira chegou a dar bronca forte no time falando em “falta de atenção” das jogadoras nas bolas que caiam para o rival. Fingall até foi bem – foi a maior pontuadora do set, com sete pontos -, mas o resto do time não acompanhou. Do lado minas-tenista, houve em todos os fundamentos e contou com o brilho de Khaletskaya e Hilary, com cinco pontos cada, fechando em 25 a 18.
A terceira parcial teve atropelo absoluto do Minas sobre o arquirrival. O time da Rua da Bahia fez os sete primeiros ptonsos da etapa e chegou a abrir 9 a 1. O Praia até ensaiou reação e diminuiu a vantagem para 11 a 7, mas as minas-tenistas freiaram rapidamente e retomaram o domínio no duelo, que se estendeu até o fim. A ampla vantagem até permitiu a Lorenzo “rodar” o elenco e colocar a jovem Giovana no lugar de Júlia Kudiess no final. Imponentes, as minas-tenistas se aproveitaram de um rival “entregue” mentalmente e fecharam o jogo com um avassalador 25 a 17.