Foram 1.715 dias entre as piores sequências recentes do Praia Clube na Superliga Feminina de Vôlei. Quase cinco anos depois, o time de Uberlândia voltou a perder três partidas seguidas na liga nacional. E o revés doeu ainda mais na torcida praiana por ser justamente em um clássico em casa.
Na noite desta sexta-feira (7/11), o Praia recebeu o Minas no UTC, em Uberlândia, e perdeu o jogo da quarta rodada da Superliga Feminina de Vôlei por 3 sets a 0 (26/24, 25/18 e 25/17). O resultado negativo aumentou a série assustadora da equipe aurinegra, que também havia perdido para o Flamengo, na terceira rodada, e Fluminense, na sequência, mas em jogo adiantado da nona rodada.
Logo, o atual Praia perdeu três jogos seguidos na Superliga Feminina de Vôlei pela primeira vez desde 23 de fevereiro de 2021, em uma época que o time era bem distinto. E o ambiente também.
Última sequência de três derrotas do Praia na Superliga
Diferentemente da atual fase, que conta com a decepção do torcedor nas arquibancadas, a última sequência do Praia Clube havia sido em um momento diferente em que o esporte estava inserido. Em fevereiro de 2021, os jogos estavam sendo realizados sem torcida devido à pandemia do coronavírus, e os torcedores não puderam apoiar o time in loco naquele momento.
A sequência começou em 19 de fevereiro, em uma visita ao José Liberatti que o Osasco venceu por 3 sets a 0. Na sequência, o Praia recebeu o Bauru e perdeu por 3 sets a 2. Por fim, a equipe foi para Belo Horizonte e foi derrotado pelo Minas por 3 sets a 1.
Nesse clássico com o Minas, o time do Praia era dirigido pelo técnico Paulo Coco e tinha apenas três atletas que estão no atual elenco: a líbero Suellen e as irmãs Monique e Michele. Já o restante do elenco uberlandense contava com a campeã olímpica Fernanda Garay, o casal Carolana e Anne, as irmãs Brayelin e Jineiry Martínez, e a levantadora Claudinha.
Só que essa sequência não definiu a temporada praiana. O time terminou a fase inicial na terceira colocação e até foi finalista da Superliga – perdeu para o rival minas-tenista e ficou com o vice-campeonato.
Pior sequência do Praia Clube em todas as competições
Contando todas as competições, a última série tão ruim do Praia ocorreu entre 15 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024. Na ocasião, o time somou três derrotas seguidas no Mundial de Clubes, disputado na China, e voltou para a Superliga Feminina de Vôlei com mais dois resultados negativos.
O primeiro revés foi para o VakıfBank, da Turquia, mesmo país do algoz seguinte: o Eczacıbaşı. Para fechar a participação no Mundial de 2023 na quarta posição, o time foi derrotado pelo Tianjin Bohai, da China. Já no ano seguinte, no reinício da Superliga, as derrotas foram para Flamengo e Osasco.
Logo, o Praia deve evitar derrotas em uma das duas próximas rodadas da Superliga para não igualar esse recorde negativo de cinco derrotas. Contudo, há quase dois anos, a equipe enfrentou os dois finalistas do Mundial daquele ano, ou seja, foi uma série em nível mais alto do que a atual.
A próxima partida ocorrerá na sexta-feira (14/11), contra o Bauru, a partir das 21h30, no Ginásio do Uberlândia Tênis Clube. Já o adversário seguinte do Praia será o lanterna Sorocaba, no interior de São Paulo, em 19 de novembro (quarta-feira), às 18h30.