VÔLEI

Thaisa fala sobre aposentadoria do vôlei e exalta ‘sucessora’ de 17 anos: ‘Será absurda’

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Thaisa 'alfinetou' sobre aposentadoria do vôlei e revelou diferencial de joia 'sucessora' do Minas

“Vai ser absurda”. Esse é o veredito de Thaisa, central do Minas, sobre Giovana Guimarães, joia de 17 anos do time da Rua da Bahia, que é vista por muitos torcedores como a “sucessora” da bicampeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei.

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, a central de 38 anos – que segue atuando em alto nível e é titular da equipe belo-horizontina – falou sobre aposentadoria, rasgou elogios à jovem minas-tenista e disse qual é o “diferencial” dela.

“Não tenho previsão (de aposentadoria). Muita gente fica me aposentando antes do tempo então assim, não, não tenho essa matemática aí pra quando eu parar. Eu me sinto bem, enquanto estiver me sentindo bem, estiver feliz, estiver conseguindo ajudar, estarei aí”

Thaisa, central do Minas

Qual o diferencial de Giovana?

Para Thaisa, a mentalidade da joia do Minas é diferenciada em relação a grande parte das outras atletas. A bicampeã olímpica detalhou ao No Ataque que Giovana é uma das “pouquíssimas” que “sempre conversam” com as atletas mais experientes buscando aprender.

“A Giovana tem uma mentalidade de vencedora. Ela é muito focada, sempre falo isso, é das pouquíssimas atletas que sempre conversam e querem saber o que fazer, ela quer ‘sugar’ ao máximo. Ela pensa diferente, faz dieta, quer pegar peso, muito focada para a idade dela. Tem uma mentalidade muito forte e sabe muito bem o que quer. Vejo uma evolução a cada treino, a cada ano. Ela está evoluindo muito rápido, bloqueia muito bem, ataca todas as bolas”

Thaisa, ao No Ataque

Campeã com a Seleção nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012, Thaisa ainda a comparou com a jovem: “A vontade que ela tem de fazer acontecer com a mentalidade dela tipo, ‘Cara, é isso que eu quero pra mim’. Eu até falo, na idade dela eu não tinha essa consciência de fazer dieta, de me cuidar, de pegar peso. Ela absorve tudo que está em volta”.

“Isso é muito bacana, isso que encurta o caminho dessas jovens, que às vezes elas deixam de fazer, de captar tudo isso pra encurtar o caminho das pedras. Ela faz isso muito bem. Então, tenho certeza que ela vai ser uma central absurda no Brasil e torço muito por isso”

Thaisa, em entrevista exclusiva ao No Ataque

Quem é Giovana Guimarães?

Giovana nasceu em Belo Horizonte em outubro de 2007 – tem, portanto, 17 anos recém-completados.

Com 1,92 de altura, a mineira destra chegou às categorias de base do clube antes de completar 10 anos e passou a integrar o time profissional com apenas 15 anos, na temporada 2023/24.

Presença frequente nas convocações das Seleções Brasileiras de base – neste ano, ela disputou o Campeonato Mundial Sub-19 -, Giovana já soma diversas atuações pelo time principal do Minas.

No início da temporada 2025/26, o técnico italiano Lorenzo Pintus tem demonstrado que vê a jovem como “reserva imediata” de Thaisa e Júlia Kudiess, dupla titular absoluta no meio de rede da equipe.

Compartilhe
Sair da versão mobile