O Praia Clube fechou o primeiro turno da Superliga Feminina de Vôlei com o pé direito. Na noite desta segunda-feira (22/12), o time uberlandense confirmou o favoritismo e derrotou o Tijuca por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/17) no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, pela 11ª rodada do campeonato.
Esta é a sexta vitória seguida na Superiga da equipe comandada pelo Rui Moreira – antes, havia derrotado Bauru, Sorocaba, Mackenzie, Barueri, e Osasco. O desempenho recente na competição impressiona – foram 18 sets vendidos e apenas um perdido nesse intervalo de partidas.
O Praia foi superior ao Tijuca na maior parte da partida e contou com o brilho da ponteira estadunidense Payton Caffrey, maior ponturadora da partida com 20 bolas no chão. Do lado tijucano, a principal atacante foi Ariele, que fez 16 pontos e deve terminar o primeiro turno como a maior pontuadora do campeonato – foram 241 pontos, no total.
Com o resultado, o time uberlandense termina o turno inicial na terceira posição, com 24 pontos. Já o Tijuca briga contra a queda para a Segunda Divisão – é o vice-lanterna, com apenas seis pontos, três a menos que o Mackenzie, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O jogo
O técnico Rui Moreira escalou o Praia Clube com Gabi Martins, Adenizia, Michelle Pavão, Payton Caffrey, Monique Pavão, Macris e Natinha. Já Mateus Bieler levou o Tijuca a quadra com Rebeca, Nogueras, Ariele, Ema, Ivna, Paula e Lelê.
O Praia começou melhor a partida e rapidamente abriu três pontos de vantagem – 9 a 6. Sob o comando da ponteira Ariele, que foi a maior pontuadora do set com sete pontos, o Tijuca conseguiu reequilibrar e buscou o empate sete vezes. Na reta final, entretanto, as aurinegras conseguiram “desgarrar” do placar” com sequência de quatro pontos seguidos – 23 a 19 – e fecharam o set com um 25 a 21. As principais destaques do lado mineiro foram Caffrey e Monique Pavão, com cinco pontos cada.
O time de Rui Moreira começou a segunda parcial de forma avassaladora – fez os três primeiros pontos do set por meio de bloqueios e rapidamente abriu 6 a 0. Após “chacoalhão” de Bieler em pausa, o Tijuca voltou a quadra melhor, reagiu e conseguiu diminuir a margem para apenas um ponto – 9 a 8. O Praia, contudo, não deixou as cariocas prosseguiram com a boa fase – imediatamente fez quatro pontos seguidos para abrir 13 a 8 e, a partir daí, retomou o domínio com bom volume de jogo, fechando a etapa em 25 a 19 com grande atuação de Caffrey, que fez oito pontos no set.
No início do terceiro set, o Tijuca viveu sua melhor fase na partida e chegou a conseguir abrir 5 a 2, com direito a dois pontos de bloqueio. O Praia, contudo, não deixou as cariocas emplacarem e conseguiu uma sequência de quatro pontos seguidos e outra de seis para assumir o controle do jogo – 12 a 7. Consistente, a equipe de Rui Moreira foi melhor que o adversário em todos os fundamentos, chegou a ter 10 pontos de vantagem – 23 a 13 – e fechou a parcial com um avassalador 25 a 17, novamente com brilho de Caffrey, que pontuou sete vezes.