O responsável por dar as primeiras chances a Júlia Kudiess no time profissional do Minas comemorou, à distância, o mais recente prêmio da central. A jogadora de 22 anos foi escolhida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como a quinta melhor atleta do mundo, e Nicola Negro, ex-técnico do Minas, reagiu à façanha por meio das redes sociais.
O treinador italiano, que hoje está no Chieri, da Itália, esteve presente nos primeiros passos de Kudiess no vôlei profissional. Nicola Negro, inclusive, acreditou no potencial da promissora atleta desde cedo e deu espaço para que ela se desenvolvesse ao lado de Thaisa, central bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012.
Até por isso, Júlia Kudiess fez questão de colocar uma foto abraçando Nicola em meio à postagem de comemoração da honraria recebida da FIVB. Justamente com essa publicação, o técnico italiano comemorou o feito da atleta minas-tenista: “Parabéns, Ju. Merecido”, além de um emoji com palmas.
A temporada 2024/25 foi a última da parceria entre Júlia Kudiess e Nicola Negro. Eles “apenas” conquistaram o Campeonato Mineiro e a Supercopa do Brasil, mas a central conseguiu retomar o ritmo de jogo após lesionar o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ter uma microfratura do platô tibial em maio de 2024.
Júlia reestreou em 22 de janeiro de 2025, ainda sob comando de Nicola, teve bons meses pelo Minas e foi à Seleção Brasileira. E foi com a camisa verde-amarela que ela deslanchou. Kudiess foi a maior bloqueadora da Liga das Nações de Vôlei (VNL) e Mundial e, por isso, foi escolhida como a quinta melhor jogadora da temporada.
Atualmente, enquanto Nicola está na Itália, a central nascida em 2003 segue como pilar do Minas Tênis Clube, agora sob comando do italiano Lorenzo Pintus. Júlia Kudiess lidera rankings de bloqueio e eficiência ofensiva ao fim do primeiro turno da Superliga Feminina de Vôlei.