
A Superliga Masculina de Vôlei é a principal competição da modalidade no Brasil e ocorre desde 1976. Atualmente na 44ª edição, a liga nacional já contou com 15 vencedores diferentes. Veja a lista completa dos times campeões do torneio no fim da matéria.
O Minas Tênis Clube é o maior campeão do vôlei masculino e ostenta sete taças, além de ter conquistado a medalha de prata em outras sete oportunidades. Sendo o único time a participar de todas as edições, a equipe também se orgulha de ter disputado uma final em cada década desde 1980.
Ao lado do Minas, com as mesmas sete conquistas, está outro time mineiro. E trata-se de um fenômeno recente. O Cruzeiro começou a disputar a elite do voleibol masculino há 15 anos e ficou no pódio em 11 das 14 temporadas possíveis, tendo em vista que a edição de 2019/20 foi cancelada devido à pandemia do coronavírus.
Com sete títulos e dois vices, o Cruzeiro se aproximou do Minas e sonha com a liderança do ranking da liga nacional de vôlei. Inclusive, os rivais disputaram a final da temporada 2021/22 e o time celeste venceu.
Já o terceiro maior campeão do torneio nacional não é mineiro. O Banespa, sediado em São Paulo, foi uma das potências do vôlei masculino no início dos anos 90, sendo a base da Seleção Brasileira da época. No início do século XXI, o time retornou aos bons momentos e foi campeão em 2005, colecionando assim cinco taças e três vices.
A parceria com o Banespa chegou ao fim em 2010 e o clube foi forçado a mudar o seu nome para Brasil Vôlei Clube. Mesmo sendo este o nome oficial, a equipe é conhecida como Campinas e é chamada de Vôlei Renata devido ao patrocínio da empresa alimentícia.
Domínio mineiro e paulista
Em 43 edições já encerradas da liga nacional de vôlei, dois estados dominaram: Minas Gerais e São Paulo. Os mineiros contam com os dois maiores campeões e já conquistaram 14 títulos e nove vices, enquanto os paulistas lideram o ranking estadual por ter 17 taças e 18 vices.
Além das 31 temporadas vencidas por Minas e São Paulo, é notável que apenas duas das 43 decisões do torneio não contaram com pelo menos um representante destes estados: em 2002/03 e 2003/04, Ulbra-RS e Unisul-SC decidiram a Superliga.
Inclusive, as finais sulistas dão outro panorama acerca da competição: apenas clubes das regiões Sudeste e Sul chegaram às finais de vôlei masculino. Com cinco títulos e três vices, Santa Catarina é o terceiro mais vitorioso, seguido de Rio Grande do Sul com quatro taças e três vices e o Rio de Janeiro, que tem três troféus e cinco vices.
Lista dos maiores campeões da Superliga Masculina de Vôlei
- Minas: 7 títulos e 7 vices
- Cruzeiro: 7 títulos e 2 vices
- Campinas (antigo Banespa): 5 títulos e 3 vices
- ADC Pirelli-SP: 4 títulos e 5 vices
- Cimed-SC: 4 títulos e 1 vice
- União Suzano-SP: 3 títulos e 3 vices
- Ulbra-RS: 3 títulos e 2 vices
- Unisul-SC (antigo Olympikus): 2 títulos e 3 vices
- Taubaté: 2 títulos e 1 vice
- Atlântica-RJ: 1 título e 5 vices
- Sesi-SP: 1 título e 4 vices
- Paulistano: 1 títulos e 1 vice
- Frangosul-RS: 1 título e 1 vice
- RJX-RJ: 1 título
- Botafogo: 1 título