O Minas, enfim, venceu pela primeira vez na Superliga Masculina de Vôlei 2024/25! Em jogo disputado na noite desta terça-feira (5/11), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, os donos da casa bateram o Joinville por 3 sets a 0 (28/26, 27/25 e 25/23), pela terceira rodada do torneio nacional.
Após as derrotas por 3 sets a 2 para São José e Cruzeiro nas rodadas iniciais, o Minas chegou ao quinto ponto na atual edição da Superliga e assumiu a quinta colocação. Já o Joinville, que não somou pontos na capital mineira, foi ultrapassado pelo rival e está na oitava posição.
O Minas volta à quadra na quarta-feira da próxima semana, 13 de novembro, às 18h30. O adversário da vez será o Guarulhos, no ginásio da Ponte Grande. No dia anterior, na terça-feira, 12 de novembro, o Joinville recebe o São José, às 18h30, no Centreventos Cau Hansen.
O jogo entre Minas e Joinville
O Minas começou o jogo escalado pelo técnico Guilherme Novaes com Isac, Kelvi, Paulo, Willian, Abouba, Javad e Maique. Durante o jogo, o levantador Gustavo e o oposto Samuel substituíram Javad e Abouba, respectivamente, que sentiram problemas físicos, deixaram a quadra e serão reavaliados.
O primeiro set começou com um domínio enorme do Minas. A sequência de seis pontos na passagem de Isac no saque deixou o time na liderança do placar por 8 a 2. Depois disso, houve a tentativa de administrar a margem, mas o Joinville melhorou e teve uma série de sete de oito pontos entre os momentos que o placar apontava 18 a 13 para os donos da casa até a virada dos visitantes por 20 a 19. Na reta final, o empate persistiu até 26 a 26, quando a equipe minas-tenista mostrou a sua força e fechou: 28 a 26.
Já o segundo set teve um roteiro semelhante. Porém, mesmo com a liderança do Minas no placar durante toda a parcial, as maiores vantagens foram de quatro pontos – em 5 a 1 e 14 a 10 -, e os donos da casa não conseguiram aproveitar a margem, tanto que o Joinville teve dois set points. Porém, a equipe mineira resistiu, segurou o ímpeto do rival e, novamente, demonstrou garra nas jogadas finais para definir: 27 a 25.
Pela necessidade de vencer um set para sobreviver no confronto, o Joinville começou melhor a terceira parcial e teve até três bolas de vantagem:13 a 10. Porém, logo na sequência, o Minas fez oito dos 11 pontos seguintes e reassumiu a liderança do placar. Esse bom momento minas-tenista definiu o terceiro set, já que o time fechou o jogo na sequência: 25 a 23.