O Minas venceu jogo difícil com os atuais vice-campeões e assumiu a segunda posição da Superliga Masculina de Vôlei. Na noite desta segunda-feira (18/11), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, a equipe mineira bateu o Campinas por 3 sets a 1 (25/22, 16/25, 26/24 e 25/22), em jogo da quinta rodada do torneio nacional.
Com a vitória, o Minas somou mais três pontos e chegou à marca de 11, assumindo a vice-liderança da Superliga. A equipe deixou para trás Bauru e Praia Clube, que têm 10 pontos, e Suzano, com nove – esses clubes disputaram quatro, cinco e seis jogos, respectivamente. Outro rival ultrapassado pelo time minas-tenista foi justamente o Campinas, que é o sexto, com oito pontos.
O próximo jogo do Minas será diante do Neurologia Ativa, no domingo (24/11), às 11h, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. Já o Campinas volta à quadra no dia anterior, sábado (23/11). A equipe protagoniza clássico paulista com o São José, no Taquaral, às 21h30.
O jogo
O técnico Guilherme Novaes escalou o Minas com Isac, Kelvi, Paulo, Wilian, Samuel (Abouba), Gustavo e Maique. Já o Campinas foi escalado por Horácio Dileo com Witallo, Judson, Maurício Borges, Adriano, Bruno Lima, Bruninho e Lukinha.
A primeira parcial do jogo ficou marcada pela imposição do Minas no saque. As boas passagens deram vantagem aos donos da casa a vantagem, principalmente com os aces de Paulo no 8 a 5 e de Isac no 13 a 9. Enquanto isso, o jogo de poucos bloqueios – apenas três em todo primeiro set – contou com boas defesas de ambos os times, e a equipe minas-tenista administrou a vantagem até o fim: 25 a 22.
Para não deixar o rival empolgar no duelo, o Campinas não deu brechas e liderou todo o segundo set. A sequência que decidiu a parcial foi de seis dos sete pontos conquistados entre 7 a 6 e 13 a 17 pela equipe paulista, que não cometeu os erros do período anterior e teve tranquilidade para empatar o jogo: 25 a 16.
O terceiro set ficou marcado pelo alto nível de competição dos minas-tenistas. A equipe até virou com dois aces seguidos de Arthur e um bloqueio de Kelvi, ainda no início do set – 7 a 6 -, mas o Campinas liderou quase toda a parcial. A luta parecia em vão: Isac fez quatro defesas no mesmo ponto, mas a equipe paulista levou para 12 a 11. Só que o Minas seguiu vivo e fez oito dos últimos dez pontos, protagonizando uma virada que “incendiou” o ginásio. Com bloqueios decisivos de Paulo para fazer o 24º e o 25º, a vitória foi confirmada: 26 a 24.
Já a quarta parcial esteve muito equilibrada no início e, quando o Campinas tentou disparar, o Minas definitivamente voltou ao jogo. Na passagem de Willian pelo saque, os donos da casa viraram de 14 a 10 para 15 a 14 e lideraram até o fim do set. O ace de Paulo, no 20º ponto, coroou a noite do melhor jogador, decisivo para mais uma vitória em casa: 25 a 22.