Uma vitória sofrida do Minas no clássico mineiro embolou ainda mais a ponta da Superliga Masculina de Vôlei. Na noite desta quarta-feira (18/12), no Centro de Treinamento da Prefeitura, em Uberlândia, a equipe de Belo Horizonte bateu o rival Praia Clube por 3 sets a 2 (25/22, 25/19, 28/30, 22/25 e 15/7), em jogo da 11ª rodada do torneio nacional.
O sofrimento se deu, principalmente, porque o Minas dominou o inĂcio do jogo e teve quatro match points no terceiro set, mas sĂł foi garantir a vitĂłria no tie-break e somou dois pontos na classificação. Com isso, a equipe chegou Ă marca de 24 unidades e assumiu a vice-liderança por ter um triunfo a menos que o Campinas – que tem um jogo a mais por já ter disputado 11 partidas. Os dois primeiros colocados um ponto a mais que o Cruzeiro, que sĂł disputou nove duelos.
O Minas fechará o primeiro turno da Superliga Masculina de VĂ´lei no prĂłximo sábado (21/12), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. O adversário será o Bauru, dono da quinta colocação, com oito pontos a menos que o novo lĂder da Superliga.
Já o Praia Clube, que é o quarto com 19 pontos, entra em quadra no dia seguinte. No domingo (22/12), o Praia receberá o lanterna Neurologia Ativa também pela 11ª rodada da Superliga Masculina de Vôlei. O jogo será realizado no Centro de Treinamento da Prefeitura, em Uberlândia.
O jogo
O primeiro set do Minas deu indĂcios que o representante da capital mineira dominaria a partida. O time esteve Ă frente no placar e nĂŁo perdeu a ponta em nenhum momento, mantendo distância entre dois e trĂŞs pontos durante toda a parcial. AtĂ© por isso, a equipe minas-tenista fechou com a margem de trĂŞs bolas: 25 a 22.
Já o segundo set contou com uma maior participação do Praia Clube, que liderou atĂ© 9 a 8 no placar. PorĂ©m, depois disso, o time vitorioso se impĂ´s e teve boas sequĂŞncias de pontos para abrir atĂ© seis bolas de vantagem na reta final, como concluiu a parcial: 25 a 19.Â
Na sequĂŞncia, o equilĂbrio tomou conta do ginásio em Uberlândia, tanto que o set durou quase 30 minutos. ApĂłs intensas trocas de pontos, o Minas atĂ© se recuperou com uma sequĂŞncia de quatro pontos na reta final e deu indĂcios que venceria ao chegar ao match point em quatro oportunidades. PorĂ©m, o Praia Clube se recuperou, virou o jogo e fechou a parcial, sobrevivendo na partida: 30 a 28.
Na quarta parcial, o Minas atĂ© deu indĂcios que reagiria e nĂŁo deixaria o rival se impor. Mas nĂŁo foi isso que ocorreu. O time de Belo Horizonte liderou atĂ© 15 a 14, mas foi neste momento que o Praia teve uma sĂ©rie de quatro pontos, levou para 18 a 15 e manteve a vantagem atĂ© o fim do set: 25 a 22.
Após atuações instáveis no terceiro e quatro set, o Minas conseguiu se conectar no tie-break, tanto que marcou seis dos primeiros oito pontos no set decisivo e se impôs para garantir a vitória. Na sequência, os times trocaram pontos até que o time de BH fechasse a parcial sobre o Praia Clube com tranquilidade inédita no clássico: 15 a 7.