VÔLEI

Minas vence Blumenau com emoção e vai à semifinal da Copa Brasil de Vôlei

Minas se afirmou diante do Blumenau e despachou equipe catarinense nas quartas de final da Copa Brasil de Vôlei Masculino
Foto do autor
Compartilhe

Semifinalista! O Minas sofreu, viu o Blumenau reverter seis match points e vencer o quarto set de virada, mas conseguiu derrotar o time catarinense no tie-beak para eliminá-lo da Copa Brasil Masculina de Vôlei . Na noite desta quinta-feira (30/1), na Arena Uni BH, em Belo Horizonte, a equipe mineira derrotou a sulista por 3 sets a 2 (parciais de 25 a 18, 25/27, 25/23, 31/33 e 15/11), pelas quartas de final do torneio nacional.

Com a vitória, o time da Rua da Bahia aguarda Campinas ou Suzano na semi, que será no dia 15 de fevereiro (sábado), em São José, no litoral de Santa Catarina. Já o Blumenau dá adeus à competição.

A próxima partida do Minas será na terça-feira (4/2), contra o Guarulhos, na Arena UniBH, a partir das 19h30, pela 15ª rodada da Superliga. O próximo compromisso do Blumenau será na mesma data, diante do Goiás, no Galegão, em Blumenau, às 20h, também pela 15ª rodada da competição.

O jogo

O Minas foi escalado pelo técnico Guilherme Novaes com Isac, Kelvi, Wilian, Pato, Samuel, Javad e Maique. Já o Blumenau entrou com Eder Levi, Vini Souza, Matheus S., Matias P., Newton Acerola, Luís Rodrigues e Felipe Leme, comandados por André Donegá.

O primeiro set começou equilibrado, mas o Minas assumiu a ponta com autoridade na metade da etapa, quando abriu cinco pontos de vantagem – 16 a 11. O time catarinense chegou a ensaiar uma reação e conseguiu reduzir a diferença para dois pontos – 17 a 15 -, mas a equipe belo-horizontina retomou o domínio na reta final: fez 8 dos 11 pontos finais e fechou com 25 a 18.

O bom desempenho minas-tenista na etapa inicial se deve à boa atuação do veterano Rodrigo Pato, de 42 anos. O ponteiro reserva foi titular devido à lesão Arthur Bento e à falta de ritmo de Paulo e deu conta do recado: ele fez 10 dos 25 pontos da equipe mineira no primeiro set – oito de ataques e dois em bloqueios.

O segundo set teve equilíbrio ainda maior. O Blumenau esteve na frente pela maior parte do tempo, mas sempre com margem pequena – no máximo de três pontos. Ao fim, o Minas cresceu e buscou o empate duas vezes – 24 a 24 e 25 a 25, mas o time catarinense fechou com 27 a 25. Apesar da derrota, a segunda etapa trouxe boa notícia para os minas-tenistas: o retorno de Paulo, que estava há mais de três semanas fora de ação devido a lesão no ligamento do tornozelo direito e edema ósseo.

O time do interior de Santa Catarina começou melhor a terceira parte da partida e chegou a abrir três vezes vantagens de três pontos – 11 a 8, 12 a 9 e 13 a 10. O Minas, no entanto, arrancou na reta final e conseguiu a virada com belo ace de Isac: 21 a 21. A equipe belo-horizontina chegou a fazer cinco pontos seguidos e conseguiu fechar o set em 25 a 23.

O quarto set caminhava para ter perfil parecido com os outros – no início, houve alternância à frente do placar, mas o Minas afirmou-se ao abriu vantagem de quatro pontos – 15 a 11. Novamente, Isac foi crucial ao conseguir um ace no ponto 21, que aproximou o time mineiro da vitória. No entanto, o Blumenau se reergueu no fim e, após salvar seis match points, conseguiu a virada e venceu por 33 a 31.

No tie-break, o time minas-tenista começou claramente abalado pela virada sofrida na parcial anterior, mas se recuperou com o brilho de Aboubacar Neto, virou e ganhou por 15 a 11.

Compartilhe