VÔLEI

Vôlei: quatro times da Superliga masculina brigam por vaga nos playoffs e contra queda

Entenda combinações necessárias para que cada time consiga ir aos playoffs e se livrar da queda na Superliga Masculina de Vôlei

A 22ª e última rodada da Superliga Masculina de Vôlei, que terá 11 jogos simultâneos nesta quinta-feira (27/3), a partir das 21h, promete fortes emoções na parte de baixo da tabela. Quatro times entrarão em quadra brigando, ao mesmo tempo, pela última vaga disponível para os playoffs e para evitar a vaga que resta na zona de rebaixamento para a Segunda Divisão.

São eles: São José, oitavo colocado com 22 pontos; Goiás, nono colocado com 21 pontos; Guarulhos, 10º colocado com os mesmos 21 pontos; e Blumenau, vice-lanterna com 20 pontos.

Entenda o que cada um precisa fazer para conseguir a sonhada vaga nos playoffs e escapar da queda para a Superliga B.

O que cada time precisa fazer na Superliga

São José

Playoffs

Há quatro rodadas, o time paulista encontrava-se em situação “desesperadora”: era o vice-lanterna com 11 pontos, oito a menos que o Goiás, 10º colocado (último time fora da zona de rebaixamento).

Desde então, o São José conseguiu reação icônica: venceu quatro partidas seguidas, somando 11 pontos – o mesmo que havia somado nas 17 primeiras rodadas – e agora depende só de si para ir aos playoffs.

Bastará, portanto, vencer o Suzano por 3 sets a 0 ou a 1, em casa, na Farma Conde Arena, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, para garantir a vaga nas quartas de final sem depender de resultados dos concorrentes.

Se vencer o Suzano no tie-break, o São José só fica de fora dos playoffs caso o Goiás consiga derrotar o Joinville fora de casa por 3 sets a 0 ou a 1.

Caso perca, o São José terá que torcer por derrota (por qualquer placar) de Goiás, Guarulhos e Blumenau. Se a combinação acontecer, a equipe paulista garantirá a classificação, mesmo sofrendo revés.

Rebaixamento

O time paulista é o que tem menos chance de rebaixamento. Qualquer vitória livra o São José da queda e, mesmo com a derrota, o cenário é improvável: Goiás, Guarulhos e Blumenau teriam que vencer seus jogos na última rodada.

Goiás e Guarulhos poderiam ganhar por qualquer placar. Mas, no caso do vice-lanterna Blumenau, há dois cenários diferentes (em caso de derrota do São José para o Suzano).

Se o revés do São José for no tie-break, o Blumenau terá que ganhar do líder Cruzeiro por 3 sets a 0 ou a 1.

Já se a derrota do São José for por 3 sets a 0 ou a 1, o time catarinense poderá vencer a Raposa por qualquer placar.

Goiás

Após três derrotas seguidas, o esmeraldino venceu confronto direto com o Guarulhos no tie-break na última rodada, elevando as chances de acesso e ficando mais confortável na briga contra a queda.

Playoffs

Para avançar, o Goiás tem que vencer o Joinville fora de casa na última rodada e torcer para que o São José perca ao menos dois sets para o Suzano.

Se o esmeraldino ganhar por 3 sets a 0 ou a 1, bastará que o São José perca dois sets para o Suzano (o time paulista pode até ganhar o jogo no tie-break que, mesmo assim, será eliminado). Mas, se a vitória do Goiás for no tie-break, terá que torcer por derrota dos paulistas por 3 sets a 0 ou a 1.

Fazendo a sua parte, o Goiás não terá que se preocupar com os resultados de Guarulhos e Blumenau, já que ambos têm menos vitórias (sete) que o esmeraldino (oito, assim como o São José).

Rebaixamento

O Goiás depende só de si na luta contra queda. Se vencer, elimina o risco de ir para a Superliga B.

Se perder, o time goiano terá que torcer para que o Guarulhos perca por 3 sets a 0 ou a 1 ou para que o Blumenau seja derrotado por qualquer placar.

Guarulhos

Em crise, o time paulista chega à última rodada pressionado após cinco derrotas seguidas – a última, para o adversário direto Goiás.

Playoffs

Para se classificar para os playoffs, o Guarulhos precisa superar o lanterna Neurologia Ativa na 22ª rodada. A missão tem tudo para ser fácil, já que o time goiano perdeu todos os 21 jogos que fez na Superliga e soma apenas dois pontos.

Caso a vitória sobre o Neurologia seja por 3 sets a 0 ou a 1, o Guarulhos terá que torcer para derrota do São José – por qualquer placar – e para que o Goiás perca pelo menos dois sets.

Caso supere o Neurologia apenas no tie-break, o time paulista precisará torcer para que o São José perca por 3 sets a 0 ou a 1 e para que Guarulhos e Blumenau percam pelo menos dois sets.

Rebaixamento

O Guarulhos depende só de si na luta contra queda. Se vencer o Neurologia por 3 sets a 0 ou a 1, elimina o risco de ir para a Superliga B.

Caso a vitória seja no tie-break, o time paulista precisará que São José perca por 3 sets a 0 ou a 1 ou para que Goiás ou Blumenau percam pelo menos dois sets.

Blumenau

A situação do time catarinense é a mais complicada. O Blumenau vem de quatro derrotas seguidas, ocupa a última vaga da zona de rebaixamento – o lanterna Neurologia ativa já está rebaixado – e não depende só de si para nem para evitar a queda, nem para garantir improvável classificação aos playoffs.

Além disso, o time catarinense é o que tem o adversário mais complicado na última rodada: joga contra o líder Cruzeiro, no Riachão, em Contagem.

Playoffs

A classificação para as quartas é improvável, mas possível. O Blumenau terá que vencer o Cruzeiro por 3 sets a 0 ou a 1, torcer para que São José e Goiás percam por qualquer placar e para que o Guarulhos perca pelo menos dois sets.

Rebaixamento

Se vencer o Cruzeiro por 3 sets a 0 ou a 1, o Blumenau terá que torcer para o São José perder por qualquer placar ou para Goiás ou Guarulhos serem derrotados em pelo menos dois sets em suas respectivas partidas para se livrar do rebaixamento.

Caso ganhe da Raposa no tie-break, o time catarinense torcerá para o São José perder 3 sets a 0 ou a 1, para o Goiás perder por qualquer placar ou para o Guarulhos perder pelo menos dois sets.

Se for derrotado pelo Cruzeiro por 3 sets a 1 ou a 0, o Blumenau estará automaticamente rebaixado. Mas se o revés for no tie-break, restará uma possibilidade: torcer para que o Guarulhos perca por 3 sets a 0 ou a 1 para o Neurologia Ativa.

Compartilhe