
O Monte Carmelo é, pela primeira vez na sua história, campeão da Superliga B Masculina! Em confronto mineiro eletrizante, o time da Região Noroeste do estado “calou” um um Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos lotado de torcedores do JF Vôlei e venceu a equipe de Juiz de Fora por 3 sets a 2 (parciais de 25/22, 19/25, 25/13, 18/25 e 15/13) na noite desta segunda-feira (14/4) para conquistar o título inédito da competição.
O ginásio de Juiz de Fora teve público-recorde: 6.023 pessoas “abarrotaram” a praça esportiva e apoiaram efusivamente o time da casa a todo momento. Foi a quarta vez seguida que o JF bateu o recorde de público do ginásio no campeonato: foram 4.332 espectadores nas quartas, contra o Praia Grande, 5.293 no jogo 2 das semifinais, contra o Norde, e 5.924 no jogo 3.
Nem o impactante público nem o favoritismo do JF – que teve a melhor campanha da primeira fase, venceu os três jogos que havia feito contra o adversário na temporada e estava invicto jogando em casa – deixaram o Monte Carmelo se abalar. Vice-campeão em 2023, o time do noroeste mineiro viu o adversário buscar o empate duas vezes, mas foi mais consistente no tie-break para superar a equipe da Zona da Mata, que buscava o bicampeonato.
O jogo
O primeiro set foi o de maior equilíbrio da partida. Pesou, no final, o saque, fundamento no qual o JF Vôlei cometeu muitos erros. Melhor no quesito, o Monte Carmelo teve o brilho de Daniel e Cesinha e venceu por 25 a 22.
A segunda parcial foi dominada pelo JF Vôlei. Ao contrário da etapa inicial, o Monte Carmelo foi mal nos saques. O técnico Anderson até tentou promover a inversão do 5 x 1 com diversas trocas na equipe para mudar o cenário, mas não conseguiu, e viu o rival mineiro fechar em 25 a 18.
No terceiro set os papéis se inverteram, e o Monte Carmelo promoveu verdadeiro “atropelo” sobre o time da casa. A equipe do noroeste mineiro dominou e não deixou o adversário sequer encostar no placar a partir do momento em que abriu, pela primeira vez, três pontos de vantagem (8 a 5), e venceu por impressionantes 25 a 13.
Na quarta parcial, o equilíbrio reinou até a metade (15 a 15). Até que brilharam as estrelas do técnico André Silva: ele promoveu as entradas de Wesley, Ruivo e Carlos Henrique e, a partir daí, o JF Vôlei “amassou” o Monte Carmelo, com sequência de sete pontos consecutivos. Embalada pela melhora do time, a torcida deixou a atmosfera do ginásio hostil e também teve papel fundamental para que o time de Juiz de Fora vencesse o set por 25 a 18.
No tie-break, o jogo caiu tecnicamente dado ao nervosismo das equipes, mas aumentou no quesito emoção, com diversas alternâncias no placar até o Monte Carmelo conseguir abrir três pontos de vantagem (12 a 9). O JF Vôlei conseguiu encostar com dois pontos seguidos, mantendo margem de desvantagem de apenas um ponto até o final, mas viu o time do noroeste mineito aproveitar o primeiro match point que teve para fechar a partida e conquistar o título: 15 a 13.