Um voleibol atrativo por meio de uma cultura de trabalho e de vitórias. É isso que Rui Moreira pretende desenvolver no time feminino do Praia Clube na temporada 2025/2026. Novo técnico do aurinegro uberlandense, o português chegou ao Brasil e falou pela primeira vez sobre a expectativa no cargo.
Rui, de 39 anos, estava no Benfica desde 2023. Lá, conquistou três títulos: um Campeonato Nacional (2024/2025), Taça de Portugal (2023/2024) e a Supertaça (2024). No Praia, ele substituirá Marcos Miranda, que foi para o Fluminense e venceu um título na última temporada – o Sul-Americano de Clubes -, mas decepcionou com a eliminação na semifinal da Superliga para o Bauru, encerrando sequência de seis finais seguidas alcançadas pela equipe mineira.
Moreira terá sua primeira experiência no vôlei brasileiro. No entanto, ele garante que já está acostumado a acompanhar a Superliga: “Acabamos de chegar ao Brasil, viemos com uma expectativa mito grande. Acompanhamos muito a Superliga, por isso temos um conhecimento grande daquilo que é o campeonato, de quais são as características do campeonato”.
Contato com as jogadoras?
Rui explicou que ainda não conversou com as jogadoras. Algumas delas estão de férias, enquanto outras estão defendendo suas seleções – exemplo da levantadora Macris, titular do Brasil, e da ponteira Yordanova, da Bulgária.
“Ainda não tivemos oportunidade de entrar em contato mais pessoal com as nossas jogadoras. Vamos fazê-lo agora que chegamos ao Brasil”, disse o português.
As duas maiores preocupações de Rui Moreira
As duas prioridades de Rui Moreira no Praia Clube são instaurar uma “cultura de trabalho” vitoriosa e, dentro de quadra, promover um estilo de vôlei “rápido” e “agressivo”. A ideia do europeu casa com o perfil da levantadora Macris, que teve seus melhores anos da carreira pelo Minas sob um estilo de jogo mais agressivo e intenso comandado pelo técnico italiano Nicola Negro, com quem foi multicampeã.
“Acima de tudo estamos preocupados com duas coisas: incutir uma cultura de trabalho, uma cultura de vitórias e rapidamente tentar começar a implementar as nossas ideias. Queremos apresentar um voleibol atrativo, com um estilo de jogo mais rápido, com muito volume e alguma agressividade ofensiva”
Rui Moreira, técnico do Praia
“Conseguimos reunir um elenco com características que nos possam dar esse estilo de jogo, então estamos muito ansiosos e motivados para começar o trabalho e rapidamente poder implementar as nossas ideias, para tentarmos recuperar o troféu da Superliga, principalmente o troféu do campeonato, que é a competição mais importante que vamos participar. Vamos com essa mentalidade de incutir trabalho, de incutir cultura de vitória e de lutar por títulos”, adicionou.
Primeira impressão do Praia Clube
“A primeira impressão é que o clube tem uma superestrutura, é muito grande. Ainda não conseguimos ver tudo, mas realmente é muito grande e não tenho dúvidas nenhumas que reúne todas as condições necessárias, tanto para a comissão técnica como para as atletas para primeiro estarem tranquilos a fazer o seu trabalho e depois a desenvolver um trabalho com muita qualidade importante”, disse Rui.
Esposa brasileira, contato com atletas brasileiras e adaptação ao Brasil
Rui Moreira revelou que sua esposa é brasileira e que ambos acompanhavam muito a Superliga mesmo antes da possibilidade de se tornar técnico do Praia: “A minha mulher é brasileira, falamos muito disso em casa Antes de ser técnico do Praia , nós já acompanhávamos muito a Superliga porque é muito tradicional em Portugal”.
Na sequência, Rui lembrou que, no Benfica, treinou Angélica, central que atuou pelo time aurinegro nas temporadas 2008/2009 e 2012/2013 e 2019/2020 e 2022/2023.
“Há muitas atletas brasileiras em Portugal, nessas últimas temporadas tanto no Porto como no Benfica tivemos muitas brasileiras, inclusive a Angélica que foi durante oito temporadas atleta do Praia Clube. Então, nós acompanhamos muito, isso pessoalmente é importante porque certamente vai me ajudar a adaptar ao país, à cultura, àquelas coisas do voleibol que não aparecem na TV”, afirmou.
“Estamos chegando, sabemos aquilo que queremos implementar, mas também sabemos que temos que chegar a um local e ter um pouquinho de jogo de cintura de nos adaptarmos àquilo que são as características dos lugares e dos locais onde estamos a trabalhar”, adicionou.
O recado de Rui para a torcida do Praia Clube
“A todos os torcedores do Dentil Prea Club, nós podemos prometer muito trabalho, muita competência, muita ambição, vamos fazer tudo para recuperar os títulos, e aquilo que pedimos é que sejam apaixonados e calorosos, como têm demonstrado nestes últimos anos. Não tenho dúvidas que com um clube comprometido, uma comissão muito trabalhadora, atletas de muita qualidade e uma torcida super apaixonada e que vibra e apoia em todos os jogos, nós vamos sair vitoriosos desta temporada”, finalizou Rui Moreira.