Tão tradicional no vôlei, o estado de Minas Gerais também está representado na Superliga C, que é terceira divisão nacional do esporte. E é por um time que sonha com o acesso à Segunda Divisão da liga nacional baseado na “garra, talento e apoio da cidade”. A equipe masculina do Itabirito Pró Esporte começará a disputa da competição nacional neste domingo (3/8), e o No Ataque fez uma entrevista exclusiva com Marcos Costa, técnico e diretor executivo do clube que representa a região central mineira.
Pela terceira vez, a equipe entra na disputa em busca de uma vaga na Superliga B Masculina de Vôlei. Segundo o treinador, “o objetivo é claro: buscar o acesso, representar com orgulho a cidade e consolidar o projeto como uma referência no cenário esportivo brasileiro”.
A Superliga C é dividida em etapas regional e nacional. Entre 3 e 7 de agosto, o Itabirito estará em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, para fazer jogos contra outros clubes sudestinos no Ginásio Sumiyoshi Nakaharada. A equipe faz parte do grupo B – ao lado de ADV Artur Nogueira-SP e Grajaú Country-RJ -, e os líderes de cada chave se classificam para a semifinal, além do segundo colocado com mais pontos.
No mata-mata, os clubes buscam o título da etapa do Sudeste da Superliga C para ficar com a vaga na fase final, que tem previsão de ocorrer em outubro deste ano e dá quatro lugares na B. É importante destacar que os dois melhores vice-campeões das etapas regionais também se classificam. Veja data e horário dos jogos abaixo.
Jogos do Itabirito Pró Esporte na fase de grupos da Superliga C
- Itabirito Pró Esporte x Grajaú Country Club – domingo (3/8), às 17h00, no Ginásio Sumiyoshi Nakaharada.
- Itabirito Pró Esporte x ADV Artur Nogueira – terça-feira (5/8), às 17h00, no Ginásio Sumiyoshi Nakaharada.
- Semifinal – quarta-feira (6/8), às 17h ou às 20h
- Final – quinta-feira (7/8), às 20h
Elenco, preparação com Cruzeiro e projeto do Itabirito Pró Esporte
Para essa disputa, o Itabirito preencheu o elenco com atletas de diferentes lugares do Brasil – Guilherme Schram, Alisson Bastos, Guilherme Heleno, João Victor Marins, João Trindade, Matheus Batista são alguns dos nomes do time. O técnico Marcos Costa afirmou que é um elenco que mescla juventude e experiência.
Na preparação para a Superliga C Masculina de Vôlei, a equipe mineira protagonizou um jogo-treino com o grande time do vôlei mineiro nos últimos anos. Em 15 de julho, o Itabirito recebeu o Cruzeiro, atual campeão da Superliga Masculina de Vôlei, em casa, no Ginásio Manoel Salvador, e realizou um teste em alto nível visando ao sonho do acesso.
“O amistoso com o Cruzeiro foi ótimo apesar da derrota por 3 x 1. Nesse duelo, avaliamos os pontos positivos e negativos da equipe dentro do contexto do jogo, que serviram de parâmetro para os treinos que foram realizados na sequência para a preparação final para a Superliga C”
Marcos Costa, técnico do Itabirito
O sonho de conquistar uma vaga na Superliga B Masculina de Vôlei passa justamente pela possibilidade de consolidar o projeto, fazendo com que o calendário profissional se torne anual e não apenas restrito à disputa das etapas regional e nacional da terceira divisão.
“Mais do que uma competição, a Superliga C representa a continuidade de um projeto que cresce a cada ano, fortalecendo não apenas os atletas, mas toda a comunidade envolvida. A Itabirito Pró Esporte chega à edição 2025 com a experiência das participações anteriores, mas com sede renovada por vitória, evolução e conquista”, disse Marcos Costa.
O treinador, que também é diretor executivo, também frisou a importância de parceiros na trajetória do clube. Salim Construções, Supermercados BH, Restaurante Quatro Estações, RLR Transportes e Sicredi são os patrocinadores do Itabirito nesta temporada.