VÔLEI

Vôlei: Minas ensaia reação, mas Praia vence e volta à liderança da Superliga Masculina

Praia Clube começou melhor, viu o Minas levar duelo ao tie-break, mas venceu clássico acirrado na Superliga Masculina de Vôlei

Compartilhe
google-news-logo

A noite desta sexta-feira (21/11) foi eletrizante para os torcedores de Praia Clube e Minas. Os mineiros fizeram clássico emocionante no Ginásio do Uberlândia Tênis Clube, com vitória do time aurinegro “na bacia das almas”, por 3 sets a 2 (29/17, 25/24, 20/25, 25/25 e 15/13), pela sexta rodada da Superliga Masculina de Vôlei.

O time uberlandense abriu 2 sets a 0 após levar a melhor nas retas finais de parciais equilibradas com brilho do ponteiro Paulo – que jogava pela primeira vez na Superliga contra o clube que o formou e pelo qual jogou nas últmas seis temporadas. Ele fez aces nos “set points” para dar vitórias ao aurinegro.

No entanto, o Minas reagiu com as boas entradas do levantador Gustavo Orlando e do oposto Samuel e ensaiou virada heroica. O time da Rua da Bahia chegou a ter 9 a 7 no tie-break, mas levou a virada e perdeu o duelo.

Paulo foi o destaque no início da partida, mas caiu de rendimento nos três últimos sets e chegou a ir para areserva no tie-break. Foi aí que brilhou a estrela do oposto Franco, que terminou como o maior pontuador do jogo – 22 bolas no chão, inclusive a decisiva do tie-break.

O ponteiro Lucas Loh também brilhou, com 16 pontos – mas quem foi eleito Viva Vôlei (melhor em quadra) do duelo foi o líbero Filipinho, que deu segurança defensiva mesmo nos momentos de irregularidade do Praia.

Do lado minas-tenista, os maiores pontuadores foram o ponteiro Djalma Júnior e o oposto Samuel, com 18 e 17 bolas no chão.

Com o resultado, o Praia Clube retoma a liderança da Superliga – antes ocupada pelo Cruzeiro, que tinha um jogo a mais – e segue invicto na competição, com sete vitórias e 18 pontos conquistados.

O Minas, por sua vez, se mantém próximo à zona de rebaixamento – tem apenas quatro pontos em cinco partidas na competição, com quatro derrotas e só uma vitória.

Próximos jogos

O Praia Clube volta à quadra já neste domingo (23/11), quando, a partir das 19h30, fará clássico do Triângulo Mineiro contra o Monte Carmelo, em duelo antecipado da 10ª rodada da Superliga Masculina.

Já o próximo jogo do Minas será na quarta-feira (26/11), contra o Campinas, a partir das 21h, pela sétima rodada da Superliga, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.

O jogo

Magoo escalou o Praia Clube com Isac, Wennder, Paulo, Lucas Log, Franco, Rhendrick e Filipinho. Já Guilherme Novaes levou o Minas a quadra com Michel, Gustavo Bertolini, Léo Lukas, Djalma, Abouba, Javad e Roderinho.

O primeiro set foi o mais eletrizante da partida. Ambas as equipes ensaiaram abrir vantagens maiores, mas encontraram dificuldades e viram a disputa ir até os pontos alternados. O Minas desperdiçou três set points – dois deles com erros de saque, o grande “calcanhar de aquiles” da equipe -, enquanto o Praia aproveitou a segunda oportunidade e fechou em 29 a 27 com belo ace de Paulo. O ponteiro foi absoluto na parcial e fez oito pontos. Do lado minas-tenista, o maior pontuador foi o central Gustavo Bertolini, com seis bolas no chão.

A segunda parcial teve perfil parecido – foi equilibrada do início ao fim e decidida nos pontos alternados, novamente com ace de Paulo, que fechou em 26 a 24 para o Praia. O Minas seguia esbarrando nos erros de saque, enquanto o time uberlandense tinha menos equívocos no quesito. Os ponteiros Lucas Loh, com cinco pontos, e Paulo, com quatro, foram os destaques ofensivos praianos. Do lado minas-tenista, o central Michel foi o maior pontuador, com quatro bolas no chão.

O terceiro set foi o com maior vantagem de um time sobre o outro. O Minas melhorou com as entradas de Gustavo Bertolini e Samuel na inversão do 5-1 na reta final da parcial anterior e, na terceira, eles foram efetivados como titulares no lugar de Javad e de Abouba. O time da Rua da Bahia ganhou nova dinâmica, reduziu os erros de saque e fechou a parcial com tranquilidade em 25 a 20, com destaque especial a Samuel, que fez sete pontos. Entre os praianos, o maior pontuador foi Paulo, com quatro.

Na quarta parcial, o equilíbrio voltou a reinar. Com alternância grande de domínios, o Minas não titubeou no único set point da parcial e fechou em 25 a 23, com brilho do ponteiro Djalma, que pontuou sete vezes. Michel e Samuel também foram bem, com cinco pontos cada. Do lado da Rua da Bahia, Franco foi o maior pontuador, com cinco pontos.

O tie-break foi eletrizante e teve um Minas melhor na primeira metade. O time de Belo Horizonte chegou a “encaminhar” a vitória ao abrir 9 a 7, mas viu o Praia engatar dois pontos seguidos para empatar e conseguir reação no embalo da torcida para fechar o set com belo ataque de Franco – maior pontuador da parcial, com seis pontos: 15 a 13.

Compartilhe
google-news-logo