Maior pontuador da Superliga Masculina de Vôlei ao fim do primeiro turno, o oposto Bryan Lucas, cria do Minas que hoje atua pelo Guarulhos, ganhou destaque no perfil de Instagram Volleyball World, da Federação Internacional de Voleibol.
A página separou diversos lances de destaque do atacante uberlandense na Superliga e o classificou como “a revelação” do campeonato. Aos 20 anos, ele jogou no clube da Rua da Bahia até a temporada 2024/25 e, justamente para ter mais oportunidades, deixou o clube por empréstimo para jogar no Araguari. Em 2025/26, ele acertou com o Guarulhos e, por lá, é titular absoluto e rapidamente se tornou “a bola de segurança” do levantador Sandro.
Bryan soma 250 pontos na Superliga e é disparado o maior pontuador da competição. O vice-líder no quesito é Davy, do lanterna São José, com 40 pontos a menos – o jogador de 28 anos soma 210 bolas no chão no torneio.
Bryan se destaca em outros rankings
Bryan não é só o maior pontuador da Superliga Masculina de Vôlei, como também o melhor sacador da competição, com 21 aces nas 11 primeiras rodadas – média de quase dois por partida.
O mineiro de Uberlândia se destaca em outro ranking relacionado ao saque – ele é o sétimo jogador mais eficiente no fundamento, com 33.9% (valor resultante da divisão entre pontos de saque e saques que geram passe C) em relação ao total de saques).
O que o Volleyball World falou sobre Bryan Lucas
“BRYAN, O FUTURO É AGORA .
Com apenas 20 anos, 2,04m de altura e muita personalidade, o oposto Bryan já se impõe como protagonista. Em sua primeira Superliga como titular, ele virou bola de segurança e vem vivendo uma fase simplesmente impressionante.
Emprestado pelo Minas ao Guarulhos, ele foi o maior pontuador do primeiro turno, somando 250 pontos – 40 a mais que o segundo colocado no ranking. Uma temporada de afirmação para quem já se apresenta como revelação do campeonato.
Na tabela, o Guarulhos aparece em 7º lugar, com 16 pontos (6 vitórias e 5 derrotas), enquanto Campinas lidera com 29.“
A carreira de Bryan Lucas
Bryan deu os primeiros passos no vôlei no Monte Carmelo, tradicional clube do Triângulo Mineiro fundado por Manoel Honorato, pai do ponteiro Henrique Honorato, da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei.
Na temporada 2022/23, Bryan foi para as categorias de base do Minas, onde permanesceu até 2024/25. Nesse período, o atacante se destacou e acumulou convocações para defender as Seleções Brasileiras de base – ele disputou o Mundial Sub-21 de 2023, foi campeão do Sul-Americano Sub-21 de 2024 – no qual foi eleito o melhor oposto da competição – e também disputou o Mundial Sub-21 de 2025.
Visando mais tempo de jogo – já que, no Minas, era o terceiro reserva como oposto, atrás de Abouba e de Samuel -, Bryan teve empréstimo ao Araguari em 2024/25 e, em 2025/26, faz a primeira temporada de elite na Superliga como titular absoluto, pelo Guarulhos.