O início não foi como a torcida esperava, mas o Minas mostrou poder reação e iniciou 2026 como terminou 2025: com vitória. Na noite desta sexta-feira (9/1), na Arena UniBH, a equipe de Belo Horizonte bateu o Guarulhos de virada e ampliou a ótima sequência de seis triunfos graças ao placar de 3 sets a 1 (27/29, 25/23, 25/23 e 25/21), pela 12ª rodada da Superliga Masculina de Vôlei.
Após cinco vitórias nas cinco partidas disputadas em dezembro, o time minas-tenista iniciou janeiro com outro triunfo. Desta forma, a ascensão na classificação teve sequência, com uma aproximação considerável de um rival. Quarto colocado da Superliga, o Minas chegou ao 22º pontos, um atrás do Praia Clube. Já o Guarulhos segue em oitavo, com 16 pontos.
A próxima partida do Minas será diante do Joinville. As equipes se enfrentarão na quinta-feira (15/1), às 19h30, no Centreventos Cau Hansen, em Santa Catarina. Já o Guarulhos volta à quadra um dia antes. O time receberá o Suzano no Ginásio da Ponte Grande na quarta-feira (14/1), às 18h30.
O jogo
O técnico Guilherme Novaes escalou o Minas com Michel, Bertolini, Hugo Hamacher, Djalma, Samuel, Javad e Rogerinho.
Logo no primeiro set, Minas e Guarulhos deram indícios que fariam jogo equilibradíssimo na Arena UniBH. Os times se revezaram na ponta do placar em diversos momentos, e a equipe paulista teve três set points evitados pelos mineiros, que chegaram a ter a bola da parcial em 27 a 26. Porém, os visitantes reagiram com três bolas seguidas e venceram: 29 a 27.
Na sequência, o Minas tinha a necessidade de mostrar força para retomar a confiança e conseguiu. O time de Guilherme Novaes liderou desde a primeira bola e chegou a abrir sete pontos em 18 a 11. Justamente por essa margem, os minas-tenistas “puderam” até se desconcentrar na reta final – o Guarulhos cravou seis pontos seguidos entre 24 a 17 e 24 a 23 – e, mesmo assim, triunfaram: 25 a 23.
O bom momento dos paulistas nos pontos decisivos anteriores foi visto novamente na terceira parcial, tanto que o time não só começou na liderança, como teve duas bolas de vantagem em vários momentos. Porém, o Minas reagiu, tomou a ponta em 18 a 17, disparou com quatro pontos seguidos a partir do empate em 19 a 19 e virou a partida: 25 a 23, novamente.
Por fim, a pressão prejudicou o Guarulhos. Com a necessidade de vencer para levar o jogo ao tie-break, a equipe não conseguiu estar à frente em nenhum momento e viu o Minas castigar. Os donos da casa lideraram desde o início, fizeram oito dos dez pontos entre 5 a 5 e 13 a 7 e dominaram a parcial até mais um triunfo: 25 a 21.