
O Cruzeiro anunciou, na noite desta quinta-feira (5/6), a renovação do contrato do oposto Wallace, medalhista de ouro pela Seleção Brasileira de Vôlei nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e ídolo do clube celeste.
Capitão da Raposa, o atacante está na segunda passagem pela equipe. A primeira foi entre 2009 e 2016. Depois, ele passou por Taubaté, Rio de Janeiro e Spor Toto, da Turquia, até retornar a Belo Horizonte em 2021. Com o vínculo estendido até o fim da temporada 2025/2026, o veterano completará 12 anos vestindo a camisa celeste.
Em 2024/2025, Wallace levantou cinco de seis troféus possíveis para o Cruzeiro: Mundial, Superliga, Supercopa, Sul-Americano de Clubes e Mineiro. A única taça que a Raposa não conseguiu conquistar foi a da Copa Brasil, competição vencida pelo arquirrival Minas.
“O time está de parabéns, não tem o que falar, falar o que para um time desse que, de seis campeonatos disputados, venceu cinco? Cada vez mais nos colocamos uma pressão para uma próxima temporada. É bom e é ruim, mas é melhor ganhar do que perder [risos]”, disse Wallace ao No Ataque, após o título da Superliga sobre o Campinas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em maio, que encerrou a temporada do vôlei nacional.
Briga por posição acirrada
Em 2025/2026, a expectativa é que a briga pela titularidade seja mais acirrada no Cruzeiro.
Wallace foi titular durante toda a última temporada. No entanto, nas duas últimas finais disputadas pela Raposa – do Sul-Americano, em março; e da Superliga, em maio -, o atacante começou mal e deu lugar a Oppenkoski, que brilhou e foi decisivo para os títulos.
Enquanto o campeão olímpico de 39 anos se aproxima do fim da carreira, Oppenkoski, de 25 anos, é visto como seu potencial sucessor. Cria da base do Cruzeiro, o oposto inclusive foi inscrito pelo técnico Bernardinho para a disputa da Liga das Nações (VNL) pela Seleção Brasileira. A equipe nacional estreia no dia 11 de junho, mas o jogador celeste ainda não foi convocado.
A ampla lista de títulos de Wallace pelo Cruzeiro
- Cinco Mundiais de Clubes
- Seis Sul-Americanos
- Sete Superligas
- 10 Mineiros
- Quatro Supercopas
- Quatro Copas Brasil
- Três Torneios de Irvine-EUA
- Total: 39 títulos