Matheus Brasília pegou a defesa do Praia Clube desprevinida. Na noite desta terça-feira (2/12), no quarto set da vitória por 3 sets a 1 do Cruzeiro sobre os uberlandenses, no Ginásio do Riachão, em Contagem, pela oitava rodada da Superliga Masculina de Vôlei, o levantador da Raposa e da Seleção Brasileira fez “paradinha” no saque para enganar a defesa adversária e conquistar ponto.
Brasília fez movimento brusco indicando que lançaria a bola ao ar para sacar, mas brecou rapidamente, passou o objeto de uma mão para a outra e só então realizou o serviço.
Logo depois, a arbitragem apitou e indicou ponto para o Cruzeiro, já que a defesa do Praia foi enganada pela paradinha e cometeu infração, pois movimentou antes de a bola ser lançada ao ar. Os jogadores celestes festejaram a sagacidade de Matheus, enquanto os do Praia até reclamaram com um dos juízes, mas não conseguiram evitar a marcação, que foi em conformidade com a atualização da FIVB. Veja abaixo o vídeo do lance.
— galo liverpool (@liverp46658) December 3, 2025
A ‘paradinha’ no vôlei
A “brecha” na regra, também chamada de “saque fake”, tem sido muito utilizada no vôlei mundial e dividido opiniões entre os fãs.
Na atualização das regras proposta pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em abril deste ano para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028 – que ainda está em teste nas principais competições do esporte – uma das mais importantes mudanças foi a flexibilização no momento do saque.
Se antigamente os jogadores precisavam esperar a batida do saque para se movimentar livremente na quadra, agora eles podem fazer isso assim que o sacador jogar a bola para cima.
Antes do serviço, portanto, os atletas têm que manter sua posição na rotação. Caso um integrante da equipe esteja fora do seu posto, é marcada falta e o ponto é dado para o time adversário.
E qual ‘brecha’ os atletas acharam?
A partir dessas mudanças, alguns jogadores têm testado – e tendo sucesso – no “saque fake”. Eles se movimentam indicando que vão lanças a bola para cima e sacar, mas dão ligeira “paradinha” antes de realmente fazer isso, com a intenção de fazer com que adversários desatentos à regra se mexam antes do momento permitido e, assim, cometam falta.
Um dos lances de jogadas desse tipo que viralizou no mundo do vôlei aconteceu na Superliga Masculina de Vôlei, no dia 13 de novembro, em duelo da quinta rodada, entre São José e Monte Carmelo, na Farma Conde Arena, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
O autor da “peripércia” foi o oposto Hisham Ewais, do time do Triângulo Mineiro, que era visitante na partida. O egípcio indicou que ia sacar, mas deu “pausa” rápida no movimento antes sacar de fato. A linha de passe do São José se mexeu e, com isso, a arbitragem marcou ponto para o Monte Carmelo. Assista ao lance abaixo.