VÔLEI

Vôlei: Zé Roberto diz quando Gabi Guimarães deve voltar à Seleção

Na primeira semana da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL), no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira de Zé Roberto não terá Gabi Guimarães

A ausência mais sentida por boa parte dos torcedores brasileiros na primeira semana da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) será Gabi Guimarães. Porém, após a etapa do Rio de Janeiro, a ponteira deve voltar à Seleção Brasileira. Isso foi o que Zé Roberto Guimarães, em entrevista exclusiva ao No Ataque, disse sobre a capitã, que passou por procedimentos médicos após o fim da temporada de clubes.

Histórico treinador da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães conversou com o No Ataque nesta quinta-feira (29/5) – acompanhe as matérias nos próximos dias. Um dos assuntos debatidos foi sobre Gabi Guimarães.

Zé Roberto fez questão de elogiar o desempenho da jogadora belo-horizontina pelo Conegliano. Na primeira temporada na Itália, a ponteira foi campeã de todos os torneios disputados: Copa, Supercopa e Campeonato italianos, além de Mundial de Clubes e Liga dos Campeões da Europa.

Porém, o acúmulo de jogos desgastou Gabi. Até por isso, a ponteira de 31 anos passou por procedimentos no joelho após o fim da temporada. Zé Roberto Guimarães destacou o quanto o descanso antes de se apresentar à Seleção será importante e pregou a necessidade de cuidados.

“A Gabi fez uma temporada incrível na Itália, e a gente tem conversado muito. Ela requer cuidados. Gabi já tá na batalha há alguns anos e precisa estar se cuidando. Tem 1,80m de altura, tem que estar saltando 80 cm, no mínimo, o tempo inteiro… Ela está cuidando, já fez os procedimentos que tinha que fazer no joelho para aguentar a temporada toda, seja de seleção, seja de clube”

Zé Roberto, sobre Gabi Guimarães

Provável volta de Gabi Guimarães à Seleção ainda na VNL

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei iniciará o ciclo rumo a Los Angeles 2028 na quarta-feira (4/6), às 17h30, na rodada inaugural da Liga das Nações Feminina de Vôlei, diante da Tchéquia. A primeira etapa da VNL será disputada no Maracanãzinho.

E, desta vez, o time brasileiro não contará com Gabi Guimarães. Inscrita pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a ponteira ainda não foi convocada e está descansando. Logo, será desfalque no Rio de Janeiro. Só que José Roberto Guimarães revelou na entrevista exclusiva ao No Ataque quando a capitã voltará à Seleção Brasileira.

O técnico afirmou que Gabi deve encontrar com o restante do grupo na ida à Europa, que ocorrerá na semana de treinamento entre a primeira e a segunda semana de disputa da VNL. Entre 18 e 22 de junho, a Seleção terá compromissos na Turquia, e a ponteira tende a estar nos treinamentos. Porém, a volta às quadras dependerá da condição física.

“Ela deve encontrar com a gente na Europa, na nossa ida à Turquia, e a gente começa lá a preparar a Gabi com bola, porque a parte física ela não descuidou, continua fazendo. O nosso preparador físico Zé Elias está em contato constante com ela, fazendo os treinamentos. Então a Gabi vai chegar bem fisicamente e aí vai ter que ser só a mudança para a bola”, disse Zé Roberto, que seguiu.

“Eu falo para vocês, ‘Gabi, volta na terceira semana’, mas a gente tem que ver como ela vai voltar. Só vamos deixar com que a Gabi volte se ela se sentir bem. Se a gente ver que ela está saltando normal, está cumprindo uma parte do treinamento sem entrar em fadiga, não está com nenhuma dor. Se ela estiver se sentindo bem e achar que é o momento de de participar da terceira semana, que assim seja. Mas a gente respeita muito a jogadora”

José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira

Nascida em Belo Horizonte, Gabi Guimarães é a camisa 10 e capitã da Seleção Brasileira. Ela conquistou a medalha de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024 junto de Zé Roberto Guimarães. O técnico, que está no comando da equipe verde e amarela desde 2003, ostenta outras três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos: duas pelo time feminino – Pequim 2008 e Londres 2012 – e uma pela equipe masculina – Barcelona 1992.

Compartilhe