VÔLEI

Técnico do Cruzeiro, Filipe Ferraz revela ‘espelho’ no vôlei: ‘Mentor’

Treinador do Cruzeiro falou sobre atleta e técnico que servem como inspiração para carreira no vôlei

Técnico do Cruzeiro no vôlei, Filipe Ferraz, falou sobre os ídolos no esporte e apontou o ex-jogador Nalbert como “mentor” na carreira. Os dois chegaram a jogar juntos e foram campeões da Superliga pelo Banespa.

Além de referências no vôlei, o treinador de 44 anos surpreendeu e apontou o ex-jogador de basquete Michael Jordan como primeiro ídolo no esporte.

“Na minha fase inicial era o Michael Jordan. Um cara espetacular, jogador único, agressivo, que a todo instante era colocado à prova e, na época, queria me espelhar nele. Depois, vieram os caras de Barcelona-92, que também inspiraram, mas o Nalbert sempre foi um grande espelho e com quem tive o prazer de jogar junto no Banespa, pelo qual fomos campeões da Superliga 2004/2005. Ele foi um grande mentor na minha carreira e que me ajudou no meu crescimento, desenvolvimento e amadurecimento como atleta“, disse.

Filipe acumula quase 15 anos com a camisa do Cruzeiro, a maioria (10) como jogador. Em 2021, se aposentou e assumiu o comando da Raposa.

Filipe se inspira em Zé Roberto

“Hoje, na parte de treinamento, existem muitos bons técnicos em outras modalidades, mas, precisamente no voleibol, sem sombra de dúvidas, tenho o Zé Roberto. É um cara espetacular na parte de gestão, gestão de grupo, de liderança. É um espelho e conquistou tantas coisas boas para o Brasil. Também vejo o Zé Roberto como um caminho a ser seguido”, continuou Filipe.

Zé Roberto Guimarães foi o treinador da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei entre 1992 e 1996 e conquistou o ouro olímpico em Barcelona 92. Depois, em 2003, assumiu a Seleção Feminina, pela qual voltou ao topo do pódio nos Jogos em 2008 e 2012.

Cruzeiro x Vôlei Renata pela Superliga Masculina

Líder isolado da Superliga Masculina, com 42 pontos, o Cruzeiro enfrenta o vice-líder Vôlei Renata, que tem 35, neste sábado (22) às 18h30 (de Brasília). Filipe falou sobre a partida e os pontos em que a equipe precisa melhorar.

“Teremos um jogo decisivo com o Vôlei Renata, um confronto direto, sábado, e depois vamos ter um respiro para a gente trabalhar o que precisamos. Vou dar ênfase da nossa parte técnica de bloqueio, de sideout, corrigir algumas situações do nosso saque sempre visando os playoffs da Superliga. Antes disso, teremos o Sul-Americano, um torneio importantíssimo para nós”, disse.

Compartilhe