VÔLEI

As duas escritas em jogo em Cruzeiro x Praia, na semifinal do Mineiro de Vôlei

Praia Clube precisa quebrar dois tabus para eliminar o poderoso Cruzeiro da semifinal do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei

Cruzeiro e Praia Clube prometem fazer o jogo mais disputado das semifinais do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei na noite desta sexta-feira (10/10). O outro confronto tem amplo favorito – o Minas, finalista das últimas 15 edições, enfrenta o Monte Carmelo, recém-promovido à Superliga A.

Mas, a favor da Raposa e “contra” o Praia, há duas escritas em jogo. A primeira – e mais impactante – é que o Cruzeiro foi finalista e campeão de todos os últimos 15 Mineiros, sempre derrotando o arquirrival Minas na final.

O time uberlandense, que está apenas no segundo ano do projeto, nunca chegou à decisão do Estadual. Mas, neste ano, promete jogo duro para mudar a escrita – os comandados de Magooo se reforçaram fortemente, contratando nomes como o ex-Seleção Isac e o destaque da Seleção Sub-26 Paulo, que estavam no Minas, e o levantador Rhendrick, ex-Joinville e convocado por Bernardinho para defender o Brasil na Liga das Nações e no Mundial deste ano.

E a outra escrita?

Até pouco tempo atrás, o Praia nunca havia vencido o Cruzeiro. No entanto, o cenário mudou – na fase inicial, os aurinegros ganharam da potência do vôlei brasileiro e mundial por 3 sets a 1, no Ginásio do UTC, em Uberlândia.

No entanto, os uberlandenses jamais conseguiram eliminar a Raposa de uma competição. No ano passado, foram eliminados pelo Cruzeiro em três torneios diferentes – no Mineiro, no Sul-Americano – em que chegaram a ter o match point, mas perderam no tie-break – e na semifinal da Superliga de Vôlei.

O que os técnicos de Cruzeiro e Praia disseram sobre o jogo

Filipe Ferraz, técnico do Cruzeiro

“A expectativa para a temporada, sem sombra de dúvida, é muito grande. O Sada Cruzeiro sempre chega forte, motivado para continuar lutando por títulos. Sabemos o quanto é importante pensar torneio a torneio. Agora, já temos o primeiro embate na semifinal, um grande jogo. O foco total é para essa partida, mas, ao longo da temporada, o Cruzeiro vai sempre buscar fazer o seu melhor, manter seu espaço e tentar chegar entre os primeiros colocados.

A característica do Cruzeiro sempre foi ser agressivo. No saque, sempre agressivo no side out, um time equilibrado também no sistema de bloqueio e defesa. Trabalhamos bem isso há muito tempo, e não é diferente para essa temporada. Então, viemos fortes nesse quesito, assim como as outras equipes também se reforçaram. Vamos trabalhar, explorar nosso limite, e temos que estar preparados para enfrentar qualquer tipo de adversário.

O Praia é uma equipe que se reforçou bastante, com peças novas e que estão brigando por resultados. Tivemos o primeiro embate contra eles, uma derrota por 3 a 1, mas foi um jogo bem jogado. Estávamos com o desfalque do nosso levantador principal, mas ele chegou agora e trouxe uma dinâmica diferente. Acredito que vai ser um bom jogo. Sem sombra de dúvida, é difícil falar de favoritismo. As duas equipes estão muito iguais. Esperamos fazer um bom jogo, e o Cruzeiro vai focado em buscar esse resultado positivo, para que a gente possa chegar a mais uma final de Campeonato Mineiro.”

Magoo, técnico do Praia Clube

“A equipe do Praia está empenhada e focada na preparação para a Fase Final do Campeonato Mineiro de Voleibol. A dedicação nos treinos tem sido a tônica dos últimos dias, onde ajustamos os detalhes táticos e mantemos o alto nível físico para os desafios que virão. Sabemos da responsabilidade e da grandeza que é disputar um jogo desses contra uma equipe do calibre do Sada/Cruzeiro. Eles são uma das maiores potências do voleibol mundial, e o respeito pela história e qualidade deles é imenso.

“A união e a resiliência são as nossas marcas, e serão fundamentais para a disputa das finais. Nossa expectativa é de uma partida de alto nível técnico, digna de uma semifinal de Mineiro. Acreditamos na nossa preparação, na qualidade individual dos nossos atletas e, principalmente, na força do nosso coletivo. O foco é o presente e em executar o nosso melhor voleibol no dia da partida”.

Compartilhe
google-news-logo