
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei terá pela frente a Alemanha na tarde deste sábado (7/6). O confronto se inicia às 13h30, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada da Liga das Nações, a VNL. O No Ataque traz, abaixo, onde assistir ao jogo e mais informações.
O Brasil venceu suas duas primeiras partidas por 3 sets a 0: contra a Tchéquia, na quarta-feira (4/6); e contra os Estados Unidos, na quinta (5/6). Já a Alemanha venceu o primeiro jogo, contra a Coreia, por 3 sets a 0, na quarta; e perdeu no tie-break para a Itália na quinta.
VNL no Rio de Janeiro
A primeira etapa da competição, que reúne 18 seleções, será disputada por seis equipes no Brasil. Além da Seleção e da Alemanha, os elencos de Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália e Tchéquia estão no Rio de Janeiro para as primeiras partidas.
As outras duas sedes da primeira semana da Liga das Nações Feminina são Pequim, capital da China; e Ottawa, capital do Canadá. Após três semanas de disputas, em diferentes locais, as equipes estarão com 12 jogos e as oito melhores se classificarão à fase final, que será realizada no fim de julho.
A equipe brasileira entrou na competição em busca do título inédito – foi vice em três oportunidades (2019, 2021 e 2022) – e como um dos favoritos. Na competição que antecedeu a Liga das Nações – o Grand Prix – o Brasil foi o maior campeão, com 12 títulos conquistados entre 1993 e 2017.
Duelo com a Alemanha
Após vencer a Coreia com tranquilidade e protagonizar um jogo difícil contra a Itália, que é a atual campeã olímpica, a Alemanha chega com moral para o duelo com as donas da casa. E o time brasileiro respeita o momento do time europeu, como destacado pelo técnico Zé Roberto Guimarães e a oposta Tainara na zona mista após o jogo.
“Com certeza será um jogo muito difícil. Elas têm um bloqueio muito grande, um poder de ataque muito bom também. Mas eu acho que, se a gente sacar bem como diante dos EUA e trabalhar o sistema defensivo, vai fluir bem”, disse Tainara, enquanto o treinador se aprofundou na análise das rivais.
“Chato. Um time que sabe jogar. Vê contra a Itália, como foram os sets. A [ponteira] Lina Alsmeier jogou no time do Novara, é uma jogadora que a gente conhece mais. Extremamente técnica, boa passadora. E é um time que tem volume, que erra pouco. As centrais são muito boas: bloqueiam bem, atacam bem pela frente, por trás, sacam bem. A número 21 [Camilla Weitzel, central] é uma ótima sacadora. Elas tem um físico exuberante, são altas. É um time difícil de ser batido, tanto que a Itália teve dificuldade”
Zé Roberto Guimarães, técnico da Seleção
Brasil x Alemanha: onde assistir ao jogo da Seleção na VNL
O duelo entre Brasil e Alemanha, pela primeira semana da VNL, será transmitido por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).
Jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL no Rio de Janeiro
Em Saquarema, José Roberto Guimarães comandou treinos com as 18 jogadoras abaixo, as quais foram convocadas pelo lendário técnico que está no comando desde 2003.
Só que, para enfrentar a Alemanha já é certo que as opostas Rosamaria e Kisy estarão de fora por questões médicas, conforme explicado por Zé Roberto.
Centrais
- Diana, 26 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
- Júlia Kudiess, 22 anos, Minas
- Lanna, 25 anos, Barueri
- Lorena, 25 anos, Flamengo
- Luzia, 21 anos, Barueri
Ponteiras
- Aline Segato, 19 anos, Barueri
- Ana Cristina, 21 anos, Fenerbahçe-TUR
- Helena, 20 anos, Flamengo
- Júlia Bergmann, 24 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Opostas
- Jheovana, 24 anos, Barueri
- Kisy, 25 anos, Minas
- Rosamaria, 31 anos, Denso Airybees-JAP
- Tainara, 25 anos, Shanghai Bright-CHI
Levantadoras
- Macris, 36 anos, Praia Clube
- Roberta, 35 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Líberos
- Laís, 29 anos, Flamengo
- Kika, 29 anos, Minas
- Marcelle, 23 anos, Fluminense
Elenco da Alemanha para a etapa do Rio de Janeiro da VNL
- Centrais: Camilla Weitzel, Marie Schölzel, Anastasia Cekulaev e Monique Strubbe
- Ponteiras: Lina Alsmeier, Leana Grozer, Maria Tabačuks e Antonia Stautz
- Opostas: Lena Kindermann e Emilia Weske
- Levantadoras: Sarah Straube e Corina Glaab
- Liberos: Anna Pogany e Annie Cesar
- Técnico: Giulio Bregoli