
O horário nobre do vôlei no Brasil contará com um clássico da modalidade. Na manhã deste domingo (8/6), às 10h, no Maracanãzinho, a Seleção Brasileira Feminina enfrentará a Itália, em jogo que finaliza a participação dos países na etapa do Rio de Janeiro da Liga das Nações de Vôlei (VNL) de 2025. O No Ataque traz, abaixo, onde assistir ao jogo e mais informações.
Para esse encontro entre o popular time brasileiro e a campeã olímpica em Paris 2024 e da própria VNL, há uma certeza: arquibancadas cheias. Os ingressos se esgotaram com muita antecedência, e a previsão que o público no Maracanãzinho, principal ginásio do Rio de Janeiro, é de mais de 10 mil pessoas.
Último ato da Seleção no Brasil
A realização da Liga das Nações de Vôlei movimentou o país, com torcedores viajando de Norte a Sul para o Rio de Janeiro, e possibilitou que os torcedores acompanhassem a reformulada Seleção Brasileira Feminina de Vôlei em solo nacional. E o duelo diante da Itália será o último ato desse time em 2025.
Depois do duelo com as atuais campeãs olímpicas, o time de Zé Roberto Guimarães disputará uma etapa da VNL em Istambul, na Turquia, e, posteriormente, em Chiba, no Japão. Se classificar à fase final, a Liga das Nações será decidida em Lódz, na Polônia, entre 23 e 27 de julho. Depois disso, a preparação se intensifica ainda mais para o Mundial, que ocorrerá na Tailândia entre o fim de agosto e o início de setembro.
Desta forma, em uma temporada de seleções tão importante, já que o Brasil está na disputa de dois torneios que ainda não conquistou, a Seleção Brasileira teve a possibilidade de protagonizar os primeiros jogos com a presença da torcida e pode encerrar essa etapa no Rio de Janeiro com 100% de aproveitamento.
Para isso, basta bater a Itália, já que os três primeiros jogos terminaram em vitória. Na quarta-feira (4/6), diante da Tchéquia. a vitória foi por 3 sets a 0, resultado que se repetiu na quinta-feira (5/6), no duelo com os Estados Unidos. Já no sábado (7/6), o Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 2.
Os grandes nomes da Itália, rival do Brasil no vôlei feminino
Na despedida do Brasil, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei enfrentará uma “pedreira” comandada por Júlio Velasco, técnico que foi campeão do Mundial com o time masculino da Itália em 1990 no Maracanãzinho, após bater os brasileiros na semifinal. Três décadas e meia depois, o treinador ítalo-argentino tem outra geração de craques no ginásio, mas agora é no feminino.
A oposta Paola Egonu lidera a Seleção da Itália, assim como esteve na ponta da premiação da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) em 2024. A atleta do Milano, clube italiano, recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo após as conquistas pelo país – ouro olímpico em Paris e VNL – no ano passado. Ela ficou uma posição à frente da destaque brasileira Gabi Guimarães.
Completando o top 10, outras três jogadoras da Itália foram escolhidas pela FIVB na premiação. A líbero Monica De Gennaro, que atua no Conegliano, ficou na sexta posição, uma posição à frente da ponteira Miriam Sylla, do Milano. Esse é o mesmo time da levantadora Alessia Orro, que ficou na nona colocação.
Embora seja levantadora, Orro se destacou diante da Alemanha ao fazer cinco pontos, sendo dois de bloqueio. Já as atacantes Egonu e Sylla jogaram apenas dois dos três jogos, mas já marcaram 33 e 24 pontos, respectivamente.
Brasil x Itália: onde assistir ao jogo da Seleção na VNL Feminina
O duelo entre Brasil e Itália, pela Liga das Nações Feminina de Vôlei, será transmitido por Globo (tv aberta), SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).
Jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL no Rio de Janeiro
José Roberto Guimarães comandou treinos com as 18 jogadoras abaixo, as quais foram convocadas pelo lendário técnico que está no comando desde 2003. Só que, para enfrentar a Itália já é certo que as opostas Rosamaria e Kisy a líbero Marcelle estarão de fora por questões médicas, conforme explicado por Zé Roberto.
Centrais
- Diana, 26 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
- Júlia Kudiess, 22 anos, Minas
- Lanna, 25 anos, Barueri
- Lorena, 25 anos, Flamengo
- Luzia, 21 anos, Barueri
Ponteiras
- Aline Segato, 19 anos, Barueri
- Ana Cristina, 21 anos, Fenerbahçe-TUR
- Helena, 20 anos, Flamengo
- Júlia Bergmann, 24 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Opostas
- Jheovana, 24 anos, Barueri
- Kisy, 25 anos, Minas
- Rosamaria, 31 anos, Denso Airybees-JAP
- Tainara, 25 anos, Shanghai Bright-CHI
Levantadoras
- Macris, 36 anos, Praia Clube
- Roberta, 35 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Líberos
- Laís, 29 anos, Flamengo
- Kika, 29 anos, Minas
- Marcelle, 23 anos, Fluminense
Elenco da Itália para a etapa do Rio de Janeiro da VNL
- Centrais: Anna Danesi, Linda Nwakalor e Sarah Fahr
- Ponteiras: Alice Degradi, Myriam Sylla, Loveth Omoruyi e Gaia Giovannini
- Opostas: Ekaterina Antropova, Paola Egonu e Adu Malual
- Levantadoras: Alessia Orro e Carlotta Cambi
- Líberos: Monica De Gennaro e Eleonora Fersino
- Técnico: Júlio Velasco