
O Brasil terá uma baixa diante da Alemanha. Medalhista de bronze em Paris 2024, a central Diana até foi titular na estreia da Seleção Feminina de Vôlei na Liga das Nações (VNL) – vitória por 3 sets a 0 sobre a Tchéquia, na quarta-feira (4/6) -, mas não atuou diante dos Estados Unidos – em novo triunfo por 3 a 0, na quinta-feira (5/6) – e foi cortada pelo técnico Zé Roberto Guimarães do duelo com a Alemanha.
O confronto das brasileiras com as alemãs ocorrerá no início da tarde deste sábado (7/6), às 13h30, no Maracanãzinho. A partida é válida pela terceira rodada da VNL Feminina, a penúltima das seleções na etapa do Rio de Janeiro.
Como o Brasil conta com um elenco de 18 atletas e o limite da VNL é de 14 jogadoras relacionadas, quatro devem ser cortadas, e três estão nesse “posto” desde o início do torneio: as opostas Kisy e Rosamaria e a líbero Marcelle seguem como ausências.
As primeiras se recuperam de problemas físicos, como Zé Roberto detalhou – veja mais detalhes aqui -, enquanto a última teve um traumatismo no joelho durante treinamento e também está sob cuidados do departamento médico.
A novidade na lista de relacionadas para o jogo contra a Alemanha é Lanna. A atleta de 21 anos do Barueri ficou fora dos primeiros duelos e ganhará a oportunidade na vaga da cortada Diana.
Diana segue à disposição de Zé Roberto para a sequência da VNL e pode ser relacionada para o próximo compromisso do Brasil, contra a Itália.
Números de Diana, Lorena e Kudiess na VNL 2025
Atleta do THY, da Turquia, Diana começou a VNL como titular, ficou no banco de reservas durante todo o segundo jogo e nem sequer foi relacionada na terceira partida.
Na estreia do Brasil na Liga das Nações, diante da Tchéquia, Diana fez seis pontos, sendo um de bloqueio e o restante de ataque. Nessa partida, Lorena entrou na vaga da “concorrente” e marcou dois pontos. Já no jogo seguinte, como titular, a central do Flamengo fez oito, com direito a três bloqueios.
Já Júlia Kudiess, jogadora do Minas que foi titular absoluta nas primeiras partidas, foi responsável por nove pontos na estreia – cinco de bloqueio – e cinco diante dos Estados Unidos – quatro no principal fundamento das centrais.
Jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL no Rio de Janeiro
Centrais
- Diana, 26 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
- Júlia Kudiess, 22 anos, Minas
- Lanna, 25 anos, Barueri
- Lorena, 25 anos, Flamengo
- Luzia, 21 anos, Barueri
Ponteiras
- Aline Segato, 19 anos, Barueri
- Ana Cristina, 21 anos, Fenerbahçe-TUR
- Helena, 20 anos, Flamengo
- Júlia Bergmann, 24 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Opostas
- Jheovana, 24 anos, Barueri
- Kisy, 25 anos, Minas
- Rosamaria, 31 anos, Denso Airybees-JAP
- Tainara, 25 anos, Shanghai Bright-CHI
Levantadoras
- Macris, 36 anos, Praia Clube
- Roberta, 35 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Líberos
- Laís, 29 anos, Flamengo
- Kika, 29 anos, Minas
- Marcelle, 23 anos, Fluminense