
Rosamaria voltará em breve às partidas da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei. Porém, ainda não há uma data de retorno, segundo a própria jogadora. A oposta de 31 anos reconheceu o esforço físico durante a temporada de clubes, no Denso Airybees, do Japão, destacou que o período nos torneios entre países também será longo e deixou claro que está tendo conversas frequentes com Zé Roberto Guimarães e a comissão técnica do Brasil para o retorno ideal.
Na primeira etapa da Liga das Nações Feminina de Vôlei, Rosamaria esteve no ginásio do Maracanãzinho em todas as quatro partidas do Brasil. Porém, ela ficou somente com o uniforme casual, interagiu com torcedores e assistiu às companheiras de time nas vitórias diante de Tchéquia, Estados Unidos e Alemanha e na derrota para a Itália.
Já nesta terça-feira (10/6), Rosamaria e todo o elenco do Brasil viajarão para Paris. É na França que a equipe de Zé Roberto Guimarães se preparará para a etapa de Istambul, na Turquia, da Liga das Nações, que começa em 18 de junho, contra a Bélgica.
A preparação de Rosamaria para voltar
Em todas as falas de Rosamaria, fica evidente que existe um planejamento por trás do retorno às quadras, que está cada vez mais próximo. “Tenho conversado bastante com o Zé após essa temporada. A gente fez um planejamento. Então, as coisas vão acontecer no melhor tempo”, disse a oposta ex-Minas e Praia ao No Ataque na quinta-feira (5/6), único dia da etapa do Rio da VNL em que atleta passou pela zona mista e atendeu jornalistas.
“Tem isso da quantidade de jogos, então a gente conversou muito e conversei com o Zé Roberto antes da temporada acabar também sobre essa programação para o início, porque também é uma temporada longa aqui na Seleção. Se Deus quiser, até setembro, até o Mundial. Então tem que ter cuidado com essa volta”
Rosamaria, oposta do Brasil
A expectativa de Rosamaria e dos torcedores é que a Seleção Brasileira tenha um bom desempenho nas 12 partidas iniciais da Liga das Nações, gerando mais partidas ao ir à fase final do torneio, que será disputada entre 23 e 27 de julho, em Lódz, na Polônia. Depois disso, a preparação se voltará ao Mundial, que ocorrerá entre 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia.
E esse preparo da oposta está sendo efeito sob cuidados da comissão técnica do Brasil desde antes mesmo do fim da temporada de clubes. Rosamaria revelou que José Elias, preparador físico da Seleção, fez o acompanhamento, e a estratégia deles foi para descansar evitar algo pior logo no início das competições com a camisa verde-amarela.
“Eu fiz a minha preparação toda lá com o José Elias, que é o preparador físico da Seleção, então ele viu que eu terminei a temporada muito bem, mas é um desgaste, querendo ou não, então a gente tinha que ficar muito atenta para essa volta com a Seleção. Mas está sendo ótima, estou ótima, estou treinando super bem e estou bem, à disposição, mas vamos aos poucos. Tive esse tempo maior de descanso para não correr o risco de um overtraining“, concluiu Rosamaria.