
A Seleção Brasileira Masculina inicia nesta quarta-feira (11/6) a caminhada em busca do bicampeonato na Liga das Nações de Vôlei (VNL), competição criada em 2018. A primeira etapa da VNL será disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Veja abaixo qual é o elenco do Brasil para a disputa e onde assistir, data e horário dos jogos.
A estreia do Brasil na VNL será diante do Irã, na quarta-feira (11/6), às 17h30 – data e horário de todas as partidas estão no fim da matéria. Na etapa do Rio, o Brasil ainda duelará com Cuba, Ucrânia e Eslovênia.
Conquistada pela Seleção em 2021, a Liga das Nações marca o início do ciclo olímpico visando os Jogos de Los Angeles de 2028, diante da torcida brasileira. Ainda há ingressos disponíveis para todos as partidas da Seleção na primeira semana, no site Eventim.
Reformulação da Seleção Brasileira Masculina de vôlei
Será a primeira competição da Seleção após a frustrante eliminação nas quartas de final da Olimpíada de Paris 2024, contra os Estados Unidos. Foi a segunda vez seguida que a equipe nacional terminou sem medalha nos Jogos.
Cinco dos 12 jogadores convocados por Bernardinho na França não foram chamados para a Liga das Nações – incluindo o capitão e lendário levantador Bruninho e o central Lucão, campeões olímpicos nos Jogos do Rio 2016. Além da dupla, o ponteiro Leal, o central Isac e o líbero Thales também ficaram de fora e devem ter encerrado seu ciclo na Seleção.
Os sete remanescentes são o levantador Cachopa, os ponteiros Adriano, Lucarelli – único campeão olímpico que restou – e Lukas Bergmann, os opostos Alan e Darlan e o central Flávio.
Os jogadores da Seleção Masculina na VNL do Rio
Opostos
- Alan
- Chizoba
- Darlan
- Sabino
Levantadores
- Cachopa
- Matheus Brasília
- Rhendrick
Ponteiros
- Adriano
- Arthur Bento
- Honorato
- Lucarelli
- Lukas Bergmann
- Maicon
Centrais
- Flávio
- Guilherme
- Judson
- Matheus Pinta
- Thiery
Líberos
- Alê Elias
- Maique
Os inscritos não convocados
Bernardinho inscreveu outros 10 jogadores para a Liga das Nações. Três deles – o oposto Sabino, o ponteiro Paulo e o central Léo Andrade – chegaram a ser convocados para treinar com a Seleção, mas depois se juntaram à equipe Sub-26 para treinos visando a Universíade. Léo, no entanto, foi cortado recentemente também da Seleção Sub-26.
Além do trio, o levantador Bieler, o ponteiro Léo Lukas e os centrais Geovane, Pedrosa e Pietro chegaram a ser inscritos por Bernardinho, mas estão na Seleção Sub-26.
Por último, há três atletas que foram inscritos por Bernardinho, mas ainda não foram convocados nem para a Seleção principal, nem para a Sub-26: o oposto Oppenkoski e os líberos Pureza e Fillipinho.
Nesta terça (10/6), no entanto, Sabino deixou a Sub-26 foi relacionado para enfrentar o Irã devido às lesões de Chizoba e Alan.
Jogos da Seleção Masculina na VNL: data e horário
Onde assistir às partidas do Brasil na Liga das Nações na etapa do Rio
11/6 (quarta-feira)
- 17h30 – Brasil x Irâ – transmissão de SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming)
12/6 (quinta-feira)
- 17h30 – Brasil x Cuba – transmissão de SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming)
14/6 (sábado)
- 10h – Brasil x Ucrânia– transmissão de SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming)
15/6 (domingo)
- 10h – Brasil x Eslovênia – transmissão de Globo (tv aberta) SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming)
Partidas do Brasil na VNL na etapa de Istambul, na Turquia
25/6 (quarta-feira)
- 18h – Brasil x Canadá
20/6 (sexta-feira)
- 18 – Brasil x China
21/6 (sábado)
- 18h – Brasil x Itália
22/6 (domingo)
- 18h – Brasil x Polônia
Partidas do Brasil na VNL na etapa de Chiba, no Japão
16/7 (quarta-feira)
- 00h – Brasil x Argentina
18/7 (sexta-feira)
- 7h20 – Brasil x Japão
19/7 (sábado)
- 3h30– Brasil x Turquia
13/7 (domingo)
- 2h30 – Brasil x Alemanha