
Na estreia da segunda etapa da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL), o Brasil venceu a Bélgica por 3 sets a 1 (25/22, 24/26, 25/16 e 25/15), nesta quarta-feira (18/6). A atual fase do torneio está sendo disputada em Istambul, na Turquia.
Esta foi a quarta vitória do Brasil na Liga das Nações Feminina. Na primeira etapa, disputada no Rio de Janeiro, o time de Zé Roberto Guimarães bateu República Checa (3 a 0), Estados Unidos (3 a 0) e Alemanha (3 a 2), mas perdeu para a Itália (3 a 0).
Assim, com 11 pontos, a Seleção ocupa a terceira colocação da VNL. Japão e Itália estão invictos e lideram a competição, com 14.
O Brasil descansa nesta quinta-feira e volta à quadra na sexta (20/6), contra o Canadá, às 13h30 (de Brasília).
O jogo
A impressão deixada em quadra foi que o time brasileiro não precisou entregar o máximo para vencer as belgas, com as jogadoras da Seleção esboçando expressões de tranquilidade e diversão desde o início da partida. No primeiro set, a Seleção controlou o placar e não teve dificuldade para iniciar com a vitória por 25 a 22.
No segundo set, contudo, a história mudou. Apesar de ter iniciado com ampla vantagem no placar, o Brasil viu a Bélgica reagir e crescer na partida, com uma defesa muito efetiva. Assim, a Seleção tomou a virada e viu as belgas vencerem por 26 a 24.
Após o revés, as jogadoras da Seleção retornaram à quadra com outra postura, mostrando maior seriedade para buscar a quarta vitória na competição. Destaque especial para Tainara, que saiu do banco e foi decisiva. Assim, o Brasil atropelou no terceiro, set, com as belgas nem passando perto de comandar o placar e perdendo por 25 a 16.
A quarta e última parcial começou com uma disputa intensa no placar, com muitos erros de ambos os lados, especialmente o saque. Nesse fundamento, o Brasil passou a ser mais assertivo e isso fez a diferença para disparar no placar, com pontos decisivos de Júlia Bergmann para fechar o jogo com o atropelo por 25 a 15.