O Brasil teve muita dificuldade para vencer a França nesta quinta-feira (10/7), em jogo da Liga das Nações Feminina de Vôlei. E a culpada tem 27 anos, nasceu em Narbonne, no Sul do país europeu e usa a camisa de número 1. A ponteira Héléna Cazaute teve uma atuação impressionante diante da Seleção Brasileira e, apesar da derrota no tie-break, foi a grande destaque da partida com 33 pontos.
Na Arena Portuária de Chiba, em Chiba, Região Metropolitana de Tóquio, no Japão, Brasil e França duelaram em um jogo animado de cinco sets. Após perder Ana Cristina, que deixou a quadra carregada após sentir dores, e ter alguns apagões na partida, a Seleção se recuperou e venceu por 3 sets a 2 (23/25, 25/21, 17/25, 25/21 e 15/11).
E os problemas do Brasil no jogo passaram principalmente pelas ações de Héléna Cazaute. A ponteira da França fez 33 dos 103 pontos da França na partida (32%), tendo sido incríveis 31 bolas cravadas em ataques e dois aces.
Quem é Cazaute, que se destacou contra a Seleção na VNL
Nascida em Narbonne, cidade localizada próxima ao litoral sul da França, em 17 de dezembro de 1997, Héléna Cazaute tem 1,84m de altura e se profissionalizou em “casa”, antes de ir à Itália.
Após defender três times franceses diferentes, ela começou a “aventura” no exterior em 2021, quando assinou com o Chieri, time que, atualmente, é treinado por Nicola Negro, comandante que foi multicampeão pelo Minas.
Já entre 2023/24 e 2024/25, Cazaute vestiu a camisa do Milano e atuou ao lado de Paola Egonu, oposta italiana que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2024. Porém, a passagem da francesa pela Itália chegou ao fim.
Héléna Cazaute foi anunciada como nova ponteira do VakıfBank, tradicional time da Turquia, em 2 de junho, ou seja, nas vésperas do início da VNL. Foi neste time turco que a brasileira Gabi Guimarães, que está no Conegliano, da Itália, deu os primeiros passos no vôlei internacional entre 2019 e 2024.
#IKnow this passion!
Welcome to VakıfBank, Helena Cazaute⚡ pic.twitter.com/4gnuWVrPxL— VakıfBank Spor Kulübü (@VakifBankSK) June 2, 2025
França na Liga das Nações Feminina de Vôlei
Devido à derrota no tie-break, ou seja, após vencer dois sets, a França de Cazaute somou um ponto, chegou à marca de 11 e é a 11ª colocada da VNL, já que tem apenas três vitórias na Liga das Nações.
O próximo compromisso da equipe francesa é nesta sexta-feira (11/7), às 3h30, diante da Bulgária, novamente na Arena Portuária de Chiba, em Chiba, Região Metropolitana de Tóquio, no Japão.