A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei entra em quadra pela última vez na fase classificatória da Liga das Nações na manhã deste domingo (12/7). A partir das 7h, o Brasil de José Roberto Guimarães enfrenta a Polônia pelo quarto jogo da terceira semana da VNL, na Arena Portuária de Chiba, em Chiba, Região Metropolitana de Tóquio, no Japão. O No Ataque traz, a seguir, onde assistir à partida e mais detalhes.
Na primeira fase da VNL, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a Seleção Feminina faturou três vitórias e amargou uma derrota. Na estreia, bateu a República Tcheca por 3 sets a 0. No segundo jogo, repetiu o placar contra os Estados Unidos. No terceiro, venceu a Alemanha no tie-break. No quarto, entretanto, perdeu por 3 sets a 0 para a Itália, atual campeã olímpica.
Na segunda fase, em Istambul, capital da Turquia, o Brasil venceu seus três jogos: superou Bélgica e a mandante Turquia por 3 sets a 1 e bateu Canadá e República Dominicana por 3 sets a 0.
Na terceira etapa, em Chiba, o Brasil bateu a Bulgária por 3 sets a 1 na madrugada de quarta-feira (8/7), derrotou a França no tie-break na manhã de quinta-feira (9/7) e venceu a Polônia por 3 sets a 1 na manhã deste sábado (11/7).
Ambas as seleções já estão classificadas para a fase final, que será em Lodz, na Polônia. No entanto, as equipes travarão duelo direto na luta pela melhor posição – o Brasil é o segundo, com 28 pontos, e o Japão é o terceiro, com 27.
A Seleção ainda tem chances de terminar a fase inicial na liderança – caso vença e a Itália perca para a Holanda, em jogo que se inicia às 11h. Já o Japão não pode mais – na melhor das hipóteses, igualaria as campeãs olímpicas em pontos, mas ainda teria uma vitória a menos.
Em busca do título inédito
A equipe de José Roberto Guimarães busca o inédito título da Liga das Nações Feminina de Vôlei. A Seleção já “bateu na trave” três vezes – foi medalhista de prata em 2019, 2021 e 2022.
A VNL começou a ser disputada em 2018 para substituir o Grand Prix, jogado de 1993 a 2017, que teve o Brasil como maior campeão, com 12 troféus.
Brasil x Polônia pela VNL: onde assistir
O duelo entre Brasil e Japão, pela segunda semana da VNL, será transmitido por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).
As relacionadas por Zé Roberto para o jogo
O Brasil terá desfalque de peso para a parida contra a Polônia. A ponteira Ana Cristina deixou a quadra carregada durante Brasil x França e, horas depois, teve diagnosticada lesão no menisco medial do joelho esquerdo. Assim, não joga mais na etapa de Chiba.
Além dela, Zé Roberto Guimarães optou por não relacionar Luzia, que seguirá à disposição para o jogo seguinte, contra o Japão.
- Centrais: Júlia Kudiess, Diana e Lorena
- Ponteiras: Gabi, Julia Bergmann e Helena
- Opostas: Kisy, Tainara, Jheovana e Rosamaria
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Líberos: Laís e Marcelle