A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei entra em quadra pela penúltima vez na fase classificatória da Liga das Nações na madrugada deste sábado (19/7). A partir das 3h30, o Brasil de Bernardinho enfrenta a Turquia pelo terceiro jogo da terceira semana da VNL, na Arena Portuária de Chiba, em Chiba, Região Metropolitana de Tóquio, no Japão. O No Ataque traz, a seguir, onde assistir à partida e mais detalhes.
Na primeira fase da VNL, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a Seleção faturou três vitórias e amargou uma derrota. Na estreia, bateu o Irã por 3 sets a 0. No segundo jogo, perdeu por 3 sets a 2 para Cuba. No terceiro, venceu a Ucrânia no tie-break e, no quarto, bateu a Eslovênia por 3 sets a 0.
Na segunda fase, em Hoffman Estates, nas proximidades de Chicago, nos Estados Unidos, o Brasil venceu todos os quatro jogos que fez: 3 sets a 0 sobre China e Canadá, 3 sets a 2 contra a poderosa Itália e 3 sets a 1 diante da atual campeã, Polônia.
Na terceira fase, disputada em Chiba, no Japão, a Seleção tem duas vitórias em duas partidas: 3 sets a 1 sobre a Argentina, na madrugada de quinta-feira (16/7) e 3 sets a 0 contra os donos da casa na manhã desta sexta-feira (18/7).
Com oito vitórias e apenas uma derrota em nove jogos, o Brasil soma 26 pontos, é o líder da VNL Masculina e já está classificado para a fase final do torneio, que será em Ningbo, na China, entre 30 de julho e 3 de agosto.
Em busca do bi
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei está em busca do bicampeonato da competição, criada em 2018. A equipe nacional conquistou o título em 2021, sob o comando de Renan dal Zotto. No entanto, nas últimas três edições, o Brasil parou nas quartas de final.
A Liga das Nações substitui a Liga Mundial, que foi disputada entre 1990 e 2017. O Brasil foi o maior campeão do torneio, com nove títulos conquistados.
Brasil x Turquia pela VNL: onde assistir
O duelo entre Brasil e Turquia, pela terceira semana da VNL, será transmitido por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).
Os 14 relacionados por Bernardinho para Brasil x Turquia
Dois titulares absolutos da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei foram cortados por Bernardinho da partida contra a Turquia
Maior pontuador do Brasil na competição, o oposto Alan ficará de fora do confronto. Flávio, central que foi o maior pontuador da vitória por 3 sets a 0 contra o Japão nessa sexta-feira (18/7) e é destaque e um dos líderes da equipe na VNL, também foi cortado.
Darlan, irmão de Alan, deve ser o titular contra a Bulgária – o movimento foi feito em outros momentos da VNL, quando Bernardinho decidiu por poupar Alan, que teve outros problemas físicos ao longo da competição. Já na vaga de Flávio, Matheus Pinta e Thiery competem pela oportunidade – ambos tiveram poucas oportunidades ao longo da VNL e brigam pelo posto de “reserva imediato” da dupla de centrais, que tem Flávio e Judson como titulares absolutos.
“Vamos ter mudanças. Descansar, dois jogadores (Flávio e Alan) estão sentindo. Então, vamos ter mudanças no próximo jogo, o que complica os jogadores (que vão entrar), porque estão sem ritmo. E a culpa é minha nesse aspecto, porque eu queria formar uma base, conquistar a confiança, o time conquistar sua confiança, vitórias”, explicou o técnico.
- Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann, Lucarelli e Maicon
- Centrais: Judson, Matheus Pinta e Thiery
- Opostos: Darlan e Chizoba
- Levantadores: Brasília e Cachopa
- Líbero: Maique