O Brasil encerrou a fase classificatória da Liga das Nações Masculina de Vôlei com mais uma vitória. Neste domingo (20/7), a Seleção Masculina entrou em quadra já classificada às fases finais e bateu a Alemanha por 3 sets a 1, em Chiba, no Japão. O jogo fechou com as parciais em: 21/25, 25/23, 25/20 e 25/21.
Com a vitória, o Brasil encerrou a passagem pelo Japão invicto. Foram quatro vitórias em quatro jogos: 3 sets a 1 em cima da Argentina, 3 sets a 0 contra o Japão, 3 sets a 1 em cima da Turquia e, agora, 3 sets a 1 sobre a Alemanha.
Antes disso, o Brasil passou pelos Estados Unidos com invencibilidade, vencendo China, Canadá, Itália e Polônia, atual campeã. A única derrota brasileira no torneio foi ainda na primeira fase, para Cuba, no Rio de Janeiro. Em casa, venceu Irã, Ucrânia e Eslovênia.
- Leia também: Vôlei: a levantadora de time mineiro que fez nove pontos em jogo do Brasil na Universíade
O jogo
O Brasil começou o jogo mostrando superioridade. Mas a seleção alemã reagiu, virou o set e abriu quatro pontos de vantagem já na parte final. Não à toa, após erro do Brasil, fechou o primeirto set por 25 a 21.
Depois disso, o jogo foi do Brasil, mesmo com certas dificuldades. No segundo set, os brasileiros abriram vantagem, mas a Alemanha se manteve na cola no placar, chegando a empatar e virar o jogo. Num set equilibrado, a individualidade de Alan fez a diferença após um ótimo rally, colocando os brasileiros à frente.
E ele foi o nome do set de novo! Alan converteu no set point para fechar o segundo set para o Brasil: 25 a 23.
No terceiro set, mais uma vez, o jogo começou com o Brasil mostrando superioridade e abrindo frente no marcador. No entanto, alguns erros quase custaram a estabilidade em quadra, deixando a Alemanha encostar novamente no placar. Foi aí que Bernardinho usou seu tempo técnico para voltar ao domínio da partida. Mais uma parcial do Brasil: 25 a 20.
Já o quarto set, começou diferente dos demais, com a Alemanha equilibrando o jogo. A Seleção Brasileira se recuperou, virou o placar e venceu o set por 25 a 21.
Brasil nas quartas
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei já conhece seu adversário das quartas de final na VNL. Será a China, que se classificou mesmo com a 16ª colocação no tornei por sediar as fases finais da competição.
O confronto já tem data. As seleções se enfrentarão no dia 30 de julho, quarta-feira, às 8h (de Brasília), em Ningbo Beilun, na China, em busca de uma vaga na semifinal.
Em busca do bi
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei está em busca do bicampeonato da Liga das Nações, criada em 2018. Os brasileiros foram campeões em 2021, sob o comando de Renan dal Zotto. No entanto, nas últimas três edições, o Brasil parou nas quartas de final.
A VNL substitui a Liga Mundial, que foi disputada entre 1990 e 2017. O Brasil foi o maior campeão do torneio, com nove títulos conquistados.