VÔLEI

Vôlei: os dois titulares do Brasil que são os melhores de suas posições na VNL Masculina

Dois destaques da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei lideram rankings de suas posições ao fim da fase inicial da Liga das Nações

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei brilhou na fase classificatória da Liga das Nações, a VNL. Líder do torneio com 11 vitórias e 32 pontos somados em 12 partidas, o Brasil de Bernardinho tem dois jogadores que lideram os rankings de suas respectivas posições: o líbero Maique e o levantador Fernando Cachopa.

Os dois são titulares absolutos da equipe pela primeira vez e têm demonstrado não ter sentido o peso de substituir jogadores que marcaram época com a Amarelinha. Maique é o “sucessor” do líbero Thales, titular nos dois últimos Jogos Olímpicos, enquanto Cachopa é sucede Bruninho, capitão da Seleção nas últimas Olimpíadas e campeão em Rio 2016.

As grandes atuações da dupla fizeram com que sequer houvesse disputa pela titularidade nas suas posições. Maique desbancou Alê Elias, destaque do Cruzeiro na última temporada, que sequer teve oportunidade de entrar em quadra devido à soberania do ex-minas-tenista. Já Cachopa – antes reserva de Bruninho – só deu lugar a Matheus Brasília em situações pontuais de jogos, quando Bernardinho optou por fazer a inversão do 5-1.

Os números de Cachopa e Maique

A estatística usada pela Liga das Nações para escolher oficialmente o melhor levantador é o número de “running-sets”. Cachopa liderou no quesito, com 392, além de ter apresentado a maior média por jogo (32,67) e a segunda maior porcentagem de sucesso (44,95%, abaixo apenas do campeão olímpico Brizard, da França, com 50,11%).

Já Maique foi o melhor defensor da VNL, com 101 defesas – média de 8,42 por partida e taxa de sucesso de 46,33%. No quesito recepção, ele também está entre os primeiros – é o vice-líder no quesito, com 61, abaixo apenas de Ogawa, do Japão, que teve 66.

Compartilhe
Sair da versão mobile