VÔLEI

Vôlei: quem deve substituir Ana Cristina na VNL e no Mundial?

Uma lesão no joelho esquerdo tirou Ana Cristina, ponteira do Brasil, da fase final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) e do Mundial

Compartilhe
google-news-logo

O Brasil tem uma grande baixa para a fase final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL), que será disputada em Lodz, na Polônia, entre quarta-feira (23/7) e domingo (27/7), e também para o Mundial Feminino de Vôlei – na Tailândia, entre 22 de agosto e 7 de setembro. Ana Cristina passou por cirurgia no joelho esquerdo na quarta-feira (16/7) e está fora dos jogos da Seleção Brasileira em 2025. 

E quem substituirá a ponteira de 21 anos? O técnico da Seleção, José Roberto Guimarães, tem algumas mudanças a fazer devido à ausência de Ana Cristina, que ainda é a principal pontuadora do Brasil na VNL. Embora tenha ficado fora das últimas partidas, a ponteira de 1,92m de altura, fez 147 de ataque, 10 em bloqueios e 10 aces – 167 no total -, sendo a 11ª melhor da competição.

Até pela importância, a substituta à altura de Ana Cristina deve ser alguém que tenha bastante confiança. Dessa forma, já é possível observar que Zé Roberto terá a dupla Júlia Bergmann e Gabi Guimarães como ponteiras titulares. A primeira está fazendo uma VNL espetacular, enquanto a segunda é um dos grandes nomes do vôlei mundial na atualidade. 

Enquanto Ana estava disponível junto de Bergmann e Gabi, Zé optou por colocá-las juntas, usando uma como oposta ou deixou uma no banco, para descansar. Agora, no restante da temporada, sem a lesionada Ana Cristina, Júlia e Gabriela tomarão conta da função. 

Já na reserva, Zé Roberto Guimarães deve contar com Helena como primeira reserva. A atleta de 20 anos e 1,99m que joga no Flamengo foi acionada algumas vezes na VNL e deve ser a principal opção caso Bergmann ou Gabi não consigam atuar. 

Por fim, para o Mundial de Vôlei, o técnico da Seleção inscreveu outras duas ponteiras, mas é possível que elas nem treinem com o time principal, ficando apenas à disposição: Aline Segato, jogadora de 19 anos do Barueri que teve bons momentos na primeira semana da VNL, e Maiara Basso, atleta de 29 anos que deixou o Praia Clube e é reforço do Osasco.

Brasil na VNL

Sem Ana Cristina, o Brasil enfrentará a Alemanha pelas quartas de final da VNL. O jogo será disputado em 24 de julho (quinta-feira), às 15h (horário de Brasília), na Polônia.

Caso se classifique, o Brasil disputará a semifinal no sábado (26/7), e a final da VNL será no domingo (27/7).

Compartilhe
google-news-logo