Capitã da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, a ponteira Gabi Guimarães recebeu a seguinte pergunta durante coletiva de imprensa que reuniu representantes de todas as quadrifinalistas da Liga das Nações (VNL) em Lodz, na Polônia, sede da fase final do torneio: “Qual jogadora do seu time ou de um time adversário é uma inspiração para você?”
A belo-horizontina optou por citar uma das principais destaques do maior concorrente do Brasil – a Itália -, mas que é sua companheira de equipe no Conegliano: a líbero Monica De Gennaro, de 38 anos.
“Tive a chance de jogar com ela nesta temporada. Ela é uma grande fonte de inspiração, tornou-se uma referência exemplar e um modelo para mim”, explicou Gabi, que venceu todos os títulos possíveis na temporada de clubes ao lado da defensora em 2024/25: Mundial, Champions League, Campeonato Italiano, Copa da Itália e Supercopa da Itália.
Gabi Guimarães ‘dominou’ respostas das rivais
Quatro das sete outras representantes de seleções que estão nas quartas de final da VNL citaram Gabi Guimarães como exemplo. Veja abaixo as respostas delas.
- Stysiak, oposta da Turquia: “Gabi. Ela é um grande exemplo para mim. Ela joga numa posição diferente da minha, mas sempre aprendo algo quando jogo com ela. Meu sonho é jogar no mesmo time que ela um dia”
- Avery Skinner, ponteira dos Estados Unidos: “Gabi. A energia e o esforço que ela envolve a cada jogada e o comprometimento com a excelência são coisas pelas quais me inspiro nela”
- Megumi Fukazawa, ponteira do Japão: “Gabi, não só pela forma como ela joga, mas pela forma como ela trabalha duro na quadra pelo time”
- Gong Xiangyu, oposta da China: “Embora não tenhamos enfrentado o Brasil neste ano, acho a Gabi a melhor jogadora. Dentro de quadra, ela não só joga o seu melhor, como também motiva suas companheiras a jogarem (na sua melhor forma”