A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) escolheu a melhor jogadora da Liga das Nações Feminina de Vôlei, que chegou ao fim no domingo (27/7) com o título da Itália sobre o Brasil graças à vitória por 3 sets a 1, em Lodz, na Polônia. Veja abaixo quem foi eleita a MVP da VNL e a seleção ideal do torneio, que teve duas atletas brasileiras.
A melhor jogadora da Liga das Nações Feminina de Vôlei foi Monica De Gennaro. A líbero ficou com a premiação da MVP da VNL pelas atuações defensivas, que podem ser vista em números como as 160 defesas – terceira melhor da competição – e o aproveitamento de 65,84% nas tentativas – o melhor entre as principais atletas.
De Gennaro, que foi campeã pela Itália, levou a premiação de 30 mil dólares pela glória geral e ainda receberá mais 10 mil dólares porque também foi a melhor líbero. Desta forma, a atleta de 38 anos deixará a VNL com R$ 222,6 mil de bonificação financeira.
Seleção ideal da VNL
Já o time ideal da VNL Feminina de 2025 teve duas brasileiras. A central Júlia Kudiess, do Minas, foi escolhida como melhor central da competição ao lado da polonesa Agnieszka Korneluk. A brasileira de 22 anos foi a sensação da competição no quesito bloqueios, terminando com 63, 18 a mais que a jogadora da Polônia, vice-líder do ranking.
Outra brasileira que fez parte do time ideal foi Gabi Guimarães. Assim como Kudiess, a atleta de 31 anos, do Conegliano, da Itália, levou o prêmio de melhor jogadora da posição, arrecadando 10 mil dólares (R$ 55,6 mil).
Já a campeã Itália teve quatro representantes na seleção do torneio. Melhor jogadora do mundo em 2024, Paola Egonu ficou com o prêmio de melhor oposta. Ja a levantadora foi Alessia Orro, enquanto a MVP Monica De Gennaro foi escolhida como a melhor libero da VNL e Myriam Sylla recebeu o troféu de melhor ponteira.
Time ideal da VNL Feminina
- Melhor central: Júlia Kudiess (BRA)
- Melhor central: Agnieszka Korneluk (POL)
- Melhor ponteira: Gabi Guimarães (BRA)
- Melhor ponteira: Myriam Sylla (ITA)
- Melhor oposta: Paola Egonu (ITA)
- Melhor levantadora: Alessia Orro (ITA)
- Melhor libero e MVP: Monica De Gennaro (ITA)