A Seleção Brasileira venceu a China e chegou à semifinal da Liga das Nações Masculina de Vôlei, mas o roteiro não foi tranquilo como muitos poderiam imaginar – já que de um lado estava a equipe de melhor campanha no torneio e, do outro, os vice-lanternas na fase inicial e que só disputaram as quartas de final por sediarem o mata-mata. Com um início irregular, o time de Bernardinho saiu perdendo a partida e precisou reagir. O segredo para a virada do Brasil sobre a China foi ‘apontado ‘revelado’ por alguns jogadores da equipe.
Para o central Matheus Pinta, um elemento emocional foi determinante para a vitória: “A China veio com tudo, sem responsabilidade, sabendo que a responsabilidade era nossa. Sofremos no primeiro set, mas no decorrer da partida conseguimos nos acalmar. Jogar mais tranquilos, mas alegres, soltos”.
Pinta citou uma conversa entre os jogadores que foi decisiva para a reação na partida: “Teve um momento ali em que nós nos reunimos e falamos ‘galera, vamos jogar mais felizes’. Aí o jogo começou a fluir pra gente”.
Titular na partida contra os chineses, o jogador de 29 anos disse ter saído de quadra satisfeito com seu desempenho. Ele marcou nove pontos no jogo: “Comecei a partida e fiquei mito feliz pode poder ajudar, principalmente no saque. Foi um diferencial. Sabia que era o nosso ponto forte. Depois consegui ajudar também em alguns bloqueios”.
Ponto de virada
O levantador Cachopa foi outro que citou o emocional para explicar o desempenho brasileiro no primeiro set: “Foi uma partida muito tensa. Jogar as finais é um sentimento diferente. Estávamos na casa da China, ginásio lotado. O time da China no começo talvez estivesse um pouco nervoso também. Nnão foi um jogo bonito no primeiro set”
O experiente jogador destacou também o que foi preponderante para a virada: “Nesses momentos, a gente se apoia muito no trabalho que temos feito e nos momentos difíceis que já passamos, no aprendizado que já tivemos. Como grupo, conseguimos sair de mais um momento difícil. Foi um teste válido para o nosso time, para irmos com força total para o restante da competição”.
Brasil na semifinal
A Seleção Brasileira não disputava a semifinal da Liga das Nações masculina desde a temporada 2021, quando conquistou o título pela primeira e única vez. Nos torneios seguintes, o time verde-amarelo parou nas quartas de final.
A final e a disputa pelo terceiro lugar da VNL estão marcadas para este domingo (3/8).