Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, Zé Roberto Guimarães confirmou em entrevista exclusiva ao No Ataque durante o Mundial de Clubes de Vôlei no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, que a cidade de Brasília receberá a primeira semana da Liga das Nações Feminina (VNL) em 2026, a partir do dia 3 de julho.
O interesse da capital do Brasil em receber a VNL no ano que vem não era segredo. Em agosto, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Radamés Lattari, participou de reunião com a presença de diversas autoridades do Distrito Federal – entre elas, o governador, Ibaneis Rocha. Além da Liga das Nações, Lattari havia dito que a cidade tinha interesse em receber etapa do Circuito Mundial do Vôlei de Praia.
Além de confirmar a realização da VNL em Brasília, Zé detalhou quais são os planos da Seleção para a temporada de 2026, que se iniciará no meio do ano que vem e também terá a disputa do Sul-Americano.
O que Zé Roberto disse
“O ano de 2026 vai ser um diferente. Nós vamos ter a VNL começando dia 3 de julho, em Brasília. Depois, vamos ter o Sul-Americano, que é classificatório para os Jogos Olímpicos (Los Angeles 2028)”
Zé Roberto
“Tem que ter uma atenção muito grande da nossa parte. Os times da América do Sul melhoraram, a Argentina… haja vista a Cugno (do Osasco), que está jogando no Brasil. Algumas jogadoras jogam fora da Argentina em bom nível, então, Peru tá muito evoluindo, Colômbia já melhorou. Conforme o tempo vai passando, os times da América do Sul vão crescendo, isso é bom para todo mundo. Então, as expectativas do Sul-Americano no nível mais alto, esperando dificuldades e depois pensando já no Mundial 2027 e se Deus quiser, na Olimpíada de 2028”, finalizou Zé Roberto.