VÔLEI

Zé Roberto Guimarães promete: ‘Brasil vai dar trabalho’

Treinador valorizou Seleção Brasileira feminina de vôlei, derrotada pela Itália na final da Liga das Nações nesse domingo (27/7)

Compartilhe
google-news-logo

O vice-campeonato da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) frustrou o elenco e os torcedores da Seleção Brasileira. Contudo, o técnico José Roberto Guimarães prefere valorizar o desempenho ao longo da competição, que terminou nesse domingo (27/7) com derrota por 3 sets a 1 (25/22, 18/25, 22/25 e 22/25) para a Itália.

De volta da Polônia, o experiente treinador de 70 falou com a imprensa no desembarque da delegação no Brasil. Zé elogiou o desempenho do time em um momento de renovação após o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Sempre que você está no pódio tem que valorizar. Independentemente de ganhar (o ouro), uma medalha de prata também é ter vencido. Nós perdemos dois jogos durante toda a competição, e isso é uma performance importante para um time que mudou várias jogadoras para esse campeonato em comparação com os Jogos Olímpicos”, pontuou, antes de mencionar a lesão de Ana Cristina.

A ponteira era um dos destaques da Seleção Brasileira quando lesionou o menisco medial do joelho esquerdo e ficou fora das partidas decisivas da VNL. Ela também será desfalque no Mundial, entre 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia.

“Teve a contusão da Aninha (Ana Cristina), que teve a ausência muito sentida e foi um pecado. E não vamos poder contar com ela no Mundial, o que também é uma pena. Mas vamos seguindo, tem muita luta pela frente”, seguiu Zé.

Observação das adversárias

Para Zé Roberto, a VNL serviu também para observar o trabalho das adversárias pós-Paris. “É muito bom de ver e entender como os outros times estão se compondo para o futuro. Ali você tem informações de como tudo vai acontecer. Você vê um time novo da China, podem voltar algumas jogadoras; o time da Polônia vai ser esse; o time da Itália é o que vai completar o ciclo; do Japão, esse é o time, pode entrar uma ou outra, mas as jogadoras antigas não vão voltar”.

Zé promete: ‘Brasil vai dar trabalho’

Zé entende que o vice-campeonato, apesar de frustrante, é combustível para dar prosseguimento ao ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Cercada por incertezas neste momento de renovação, a Seleção conseguiu competir contra outras das principais equipes do mundo. Por isso, o técnico promete: esse time vai continuar na briga por títulos.

“É muito bom a gente estar participando da forma como a gente participou, ir para a final e mostrar que o Brasil está ali junto e que vai dar trabalho, isso é que é importante”, finalizou.

Compartilhe
google-news-logo