
De “desacreditada” à responsável por um desempenho “excepcional” na Olimpíada. Foi desta forma que Zé Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, se referiu a Nyeme. A líbero de 26 anos foi multicampeã pelo Minas, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e está afastada devido à gravidez – a filha Antonella nasceu no início de maio.
Na entrevista exclusiva ao No Ataque, José Roberto Guimarães falava sobre o desempenho das atletas e o nível que podem atingir em competições como os Jogos Olímpicos quando citou Nyeme. O histórico treinador da Seleção – no comando desde 2003 – relembrou que a jogadora era desacreditada por algumas pessoas, mas alcançou um alto nível de atuação no ano passado.
“Uma jogadora que fez uma Olimpíada excepcional e tinha um certo descrédito, mas a gente confiava muito e sabia do potencial, foi a Nyeme. Sabíamos da qualidade e que se ela tivesse uma concentração maior, uma visão mais madura do jogo, [iria bem]. E foi o que aconteceu com a Nyeme durante o processo de treinamento da VNL do ano passado e também na Olimpíada”
Zé Roberto Guimarães, tricampeão olímpico (Barcelona 1992, Pequim 2008 e Londres 2012)
A última partida de Nyeme foi justamente a disputa do bronze olímpico. Depois da vitória sobre a Turquia em 10 de agosto de 2024, a líbero mudou o foco para um sonho pessoal e deu à luz no início de maio. Até por isso, a atleta é ausência na temporada de seleções em 2025 e está fora da Liga das Nações de Vôlei (VNL), que começa na quarta-feira (4/6), no Rio de Janeiro.
“Eu acho que ela teve um comportamento, atitudes, uma consistência que foram excepcionais. Foi muito legal ver esse processo de construção e assim a gente precisa tentar fazer com todas elas”, continuou José Roberto Guimarães.
Antes dessa pausa na carreira, Nyeme havia tido a temporada mais vitoriosa da carreira pelo Minas: conquistou a Superliga e o Sul-Americano de Clubes em 2023/24.
Líbero é uma dor de cabeça para Zé Roberto Guimarães na VNL?
Além de não contar com Nyeme na VNL, Zé Roberto Guimarães não terá a outra líbero que esteve em Paris 2024. Utilizada como a 13ª jogadora na Olimpíada, Natinha era favorita para assumir a titularidade na ausência da concorrente. Porém, a jogadora do Praia Clube lidou com questões pessoais durante a temporada e pediu ao treinador para não ser convocada para a Seleção.
Desta forma, três atletas disputam a vaga que, por anos, foi da histórica Fabi Alvim, bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012: Laís, do Flamengo, Kika, do Minas, e Marcelle, do Fluminense. Enquanto as duas primeiras opções para a função de líbero na VNL têm 29 anos, a última é nascida em 2002 e tem 22 anos.
“Estamos com Laís, Marcelle e Kika, e a gente torce para que todas joguem bem, que elas tenham um bom aproveitamento” Vamos ver o que que vai acontecer. Como é que elas vão responder. Não é simples, né? Elas vão substituir jogadoras importantes em uma posição muito delicada, que é a posição de líbero. Vamos torcer para que elas consigam dar o respaldo para o time e que evoluam durante a temporada”, concluiu Zé Roberto Guimarães.
Jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL no Rio de Janeiro
Centrais
- Diana, 26 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
- Júlia Kudiess, 22 anos, Minas
- Lanna, 25 anos, Barueri
- Lorena, 25 anos, Flamengo
- Luzia, 21 anos, Barueri
Ponteiras
- Aline Segato, 19 anos, Barueri
- Ana Cristina, 21 anos, Fenerbahçe-TUR
- Helena, 20 anos, Flamengo
- Júlia Bergmann, 24 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Opostas
- Jheovana, 24 anos, Barueri
- Kisy, 25 anos, Minas
- Rosamaria, 31 anos, Denso Airybees-JAP
- Tainara, 25 anos, Shanghai Bright-CHI
Levantadoras
- Macris, 36 anos, Praia Clube
- Roberta, 35 anos, Türk Hava Yollari (THY) -TUR
Líberos
- Laís, 29 anos, Flamengo
- Kika, 29 anos, Minas
- Marcelle, 23 anos, Fluminense
Jogos da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL no Rio de Janeiro
4/6 (quarta-feira)
- 17h30 – Brasil x República Tcheca
5/6 (quinta-feira)
- 21h – Brasil x Estados Unidos
7/6 (sábado)
- 13h30 – Brasil x Alemanha
8/6 (domingo)
- 10h – Brasil x Itália