
Sede da primeira etapa da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL), a Seleção Brasileira já ganhou o torneio? A estreia do Brasil na edição de 2025 da competição será nesta quarta-feira (4/6), às 17h30, diante da Tchéquia, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Essa primeira partida é o passo inicial do time de Zé Roberto Guimarães em busca de um título inédito. A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei ainda não ganhou a VNL e perseguirá essa conquista nos próximos meses – a fase final ocorrerá entre 23 e 27 de julho.
No entanto, é importante ressaltar que a VNL é a substituta do Grand Prix de Vôlei, competição que ocorreu entre 1993 e 2017 e tem o Brasil como maior campeão – 12 títulos.
Brasil na VNL
Embora ainda não tenha levantado a taça, o Brasil foi finalista da Liga das Nações Feminina em três oportunidades. Porém, em 2019 e 2021, a equipe perdeu para os Estados Unidos, enquanto, em 2022, foi derrotada para a Itália.
Desta forma, a Seleção Brasileira é o time que mais chegou à decisão do torneio e ainda não foi campeã. Japão e China somam somente um vice, enquanto a Turquia perdeu uma final, mas também ganhou, em 2023. Já Estados Unidos e Itália são donos de três e dois títulos, respectivamente, nas únicas idas à partida decisiva.
Maiores campeões da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL)
- Estados Unidos: três títulos
- Itália: dois títulos
- Turquia: um título e um vice
- Brasil: três vices
- China: um vice
- Japão: um vice
Campeões da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) ano a ano
- 2018: Estados Unidos
- 2019: Estados Unidos
- 2021: Estados Unidos
- 2022: Itália
- 2023: Turquia
- 2024: Itália