
As publicidades em torno do Maracanãzinho mostram o rosto de Gabi Guimarães. Nas arquibancadas, alguns torcedores da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei falam sobre o desejo em vão de ver a ponteira em quadra. Em recuperação física após a temporada pelo Conegliano, time da Itália, a jogadora de 31 anos só voltará a partir das próximas semanas.
Logo, ela está fora da etapa da Liga das Nações de Vôlei (VNL) do Rio de Janeiro, que começou nesta quarta-feira (4/6), com a vitória do Brasil sobre a Tchéquia por 3 sets a 0.
Apesar da ausência da grande destaque do vôlei brasileiro, a torcida compareceu em ótimo número no ginásio carioca e já até esgotou o ingresso das três partidas seguintes – diante dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (5/6), às 21h; Alemanha, no sábado (7/6), às 13h30; e Itália, no domingo (8/6).
Sem Gabi, a oportunidade para os fãs de vôlei passa por acompanhar as “caras novas”, já que, das 18 convocadas pelo técnico Zé Roberto Guimarães para a disputa da VNL, apenas sete conquistaram o bronze com o Brasil na Olimpíada de Paris 2024.
O álbum de figurinhas da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei
O principal nome dessas “novidades” é Júlia Kudiess. A central de 22 anos do Minas, possivelmente, estaria nos Jogos Olímpicos em 2024 se não tivesse lesionado de forma grave o joelho direito em um jogo da VNL de 2024. Um ano depois, ela voltou ao mesmo Maracanãzinho como titular e uma das lideranças técnicas da equipe.
Companheira de Júlia até a temporada passada no time belo-horizontino e reforço do Lokomotiv Kaliningrado, da Rússia, a oposta Kisy também esteve perto de ir para o torneio em Paris no ano passado, mas foi cortada e reaparece no elenco de Zé Roberto com mais experiência e, provavelmente, oportunidades.

Ao No Ataque, alguns torcedores valorizaram a presença das minas-tenistas, mas a “novata” que desperta mais interesse nos entrevistados foi Jheovana. A oposta do Barueri foi a terceira maior pontuadora da Superliga Feminina de Võlei 2024/25 e foi convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez.
Atletas como as líberos Marcelle, do Fluminense, Kika, ex-Minas e no Mackenzie, e a ponteira Helena, do Flamengo, também foram lembradas por alguns torcedores. Veja no vídeo abaixo:
“Uma das jogadoras que me fez vir hoje foi a Jheovana. Ela é uma promessa muito grande para a Seleção Brasileira e acredito que ela vai arrasar muito”
Alexsandro, corretor de imóveis manauara de 26 anos
“Queria muito ver a Gabi, mas estou ansiosa para ver a primeira semana de algumas meninas que não estiveram na Seleção, como Jheovana, Marcelle e Helena. Assisti a muitos jogos da Marcelle no Flamengo e agora no Fluminense”
Cleissiana, carioca de 23 anos
“Eu quero ver muito as meninas do Minas, como a Kisy, Júlia Kudiess e a Kika. Estou muito feliz por ela [Kika] estrear”
Clara Giovana, estudante maranhense de 19 anos