VÔLEI

Estrela deixa seleção às vésperas do Mundial de Vôlei: ‘Proteger minha integridade’

Destaque de seleção desistiu de disputar Mundial Feminino de Vôlei de 'última hora' e alegou falta de transpárência da FIVB

Compartilhe
google-news-logo

Estrela da Seleção Vietnamita Feminina de vôlei, a oposta Nguyen Thi Bich Tuyen pediu dispensa do Campeonato Mundial nesta terça-feira (19/8), apenas três dias antes do início do torneio. A competição será disputada na Tailândia entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro

Capitã da equipe, a atacante de 25 anos apontou como motivo principal para a desistência os “novos requerimentos” da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para a elegibilidade das atletas, considerados por ela injustos e sem “transparência”: “Para proteger minha integridade e evitar riscos desnecessários para o time, decidi me afastar.”

A decisão de Tuyen torna-se pública exatamente uma semana depois de a FIVB tirar pontos da Seleção do Vietnã do Mundial Feminino Sub-21 devido à “escalação de uma jogadora inelegível”. Embora a atleta não tenha sido citada nominalmente, horas antes, o site Volley Trails havia reportado que a entidade que comanda o vôlei mundial exigiu testes de gene SRY para identificar uma suposta presença do cromossomo Y em Dang Thi Hong e Nguyen Phuong Quynh.

A exigência desse tipo de teste já foi criticada pelo Comitê Olímpico Internacional. Em agosto de 2024, durante a Olimpíada de Paris, em meio aos questionamentos ao gênero da boxeadora Imane Khelif, Mark Adams, porta-voz da entidade, disse que não havia base médica para esse tipo de teste e afirmou: “Se começarmos a agir com base em suspeitas contra todos os atletas, seguiremos um caminho muito ruim.”

Ao longo de sua carreira, Nguyen enfrenta diversos comentários precoceituosos por supostamente não ter características físicas que se enquadrem no estereótipo de feminilidade. Durante os Jogos do Sudeste Asiático de 2021, um jornalista tailandês chegou a questionar o gênero dela durante uma transmissão.

Assim, embora a oposta não tenha citado especificamente as mudanças nos requerimentos que a afetam, especula-se na mídia vietnamita que o motivo está relacionado com as mesmas imposições feitas à dupla de jogadoras do time Sub-21.

Como Tuyen desistiu de disputar o Mundial na mesma data em que a Seleção do Vietnã viajaria para a Tailândia, não haverá a possibilidade de convocação de uma substituta. Assim, a equipe terá uma atleta a menos – 13, no total – na competição.

O que Nguyen Thi Bich Tuyen disse

“Esta é uma decisão que tomei cuidadosamente, não porque não tenho o desejo de competir, mas devido aos novos requerimentos da FIVB para que atletas possam competir. Esportes não são apenas sobre competiçãoo, mas sobre respeito e justiça. Sinto que esses regulamentos não são transparentes e faltam com a justiça necessária com as atletas. Acredito que cada atleta merece competir em um ambiente respeitoso e igualitário. Para proteger minha integridade e evitar riscos desnecessários para o time, decidi me afastar.

Vou passar este tempo focada em treinar e me preparar para torneios futuros. Acredito que, com a melhor preparação, o time vietnamita vai competir no máximo de sua habilidade e alcançar novos sucessos. Espero que todos continuem a apoiar minhas companheiras no Mundial.

Compartilhe
google-news-logo